Após o início em Mato Grosso do Sul, em novembro, o Seminário de Integração Nacional – Sinal – da Cruz Vermelha Brasileira prossegue este mês na região Norte. Entre 14 e 17 de dezembro, será realizado na Filial do Amazonas. Depois, a comitiva comandada pelo presidente Júlio Cals segue para o Pará, onde fica até 21 de dezembro.
O projeto objetiva fortalecer as Filiais, através da capacitação de voluntários em planejamentos e projetos e formação de Instrutores Nacionais de Primeiros Socorros, além de habilitar a equipe para o uso do Open Data Kit. O ODK é um pacote de ferramentas que permite a coleta de dados com dispositivos móveis e o envio das informações para um servidor on-line, mesmo sem conexão com a internet.
Além do presidente nacional da CVB, integram a comitiva: o secretário-geral, Ricardo Braz, o gestor do Departamento Nacional da Tecnologia da Informação, Cristiano Oliveira, a coordenadora do Departamento Nacional de Educação e Saúde, Rozana Ribeiro, e a coordenadora do Departamento Nacional da Juventude, Jennifer Fernandes.
Paralelo à formação dos voluntários, o presidente Júlio Cals também vai cumprir agenda positiva e técnica com representantes do Executivo e Legislativo, a fim de identificar as principais necessidades e possíveis parcerias em cada estado.
Na manhã desta sexta-feira, acompanhado pelo presidente da filial do Amazonas, Mario Aníbal, Júlio Cals foi recebido pelo superintendente da Zona Franca de Manaus, Bruno Lobato. À tarde, os dois presidentes, na companhia do secretário-geral da CVB, Ricardo Braz, participaram de reunião com o deputado estadual Abdala Fraxe.