O Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira representado pela coordenadora nacional de Programas Humanitários e Apoio Psicossocial, Marcelle Motta e pela coordenadora nacional de Educação e Saúde, Rozana Ribeiro, esteve no mês de junho na região norte do país para acompanhar as reuniões e atividades desenvolvidas pelas filiais locais diante da pandemia de COVID-19.
Na chegada ao Pará no dia 22 de junho, a coordenação técnica participou de uma reunião com a presidência e os coordenadores de departamentos com o objetivo de alinhar a agenda de atividades e falar sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela filial no âmbito do novo coronavírus.
No dia 23, a filial do Pará realizou atividades no município de Bragança e atendeu uma comunidade em situação de vulnerabilidade social que vive próxima a um lixão. Cerca de 40 famílias que residem nessa comunidade foram atendidas com distribuição de 387 sabonetes, além disso, essas famílias receberam orientação em educação e saúde para fortalecer a prevenção contra a COVID-19.
Na quarta-feira (24), através da campanha “Estamos Prontos” em parceria com a Central de Movimentos Populares – CMP, foi realizada uma ação social com entrega de cestas básicas onde 287 famílias foram beneficiadas. A equipe técnica do OC participou das atividades durante os dias de visita técnica. As localidades atendidas foram: Murucutum, Piriquitaquara e Cacal. A Cruz Vermelha Brasileira filial do Pará tem recebido apoio da UNICEF, SEBRAE e sociedade civil, para dar continuidade nas ações humanitárias em outras comunidades vizinhas no município Ilha do Combú.
A campanha “Estamos Prontos” já beneficiou no Pará a população dos municípios de Belém, Soure, Bragança, Castanhal, Marapanim, Cametá, Abaetetuba, Mauá, Carapajó e Ilhas de João Pilatos e Combú.
Já na chegada em Manaus, no dia 25 de junho, mais uma vez, houve o alinhamento da agenda de ações com o presidente Julio Cals. Na sexta-feira (26) foi realizada a entrega de kits de EPI Nestlé e sabonetes Natura na Unidade Básica de Saúde Lourenço Borghi e na UBS Áugeas Gadelha.
Em 27 de junho, as coordenadoras realizaram o auxílio humanitário nas comunidades indígenas da Etnia Mura, município de Careiro da Várzea. Foram entregues pela instituição alimentos não perecíveis, purificadores de água e kits de higiene para a população, além de medicamentos e kits de EPIs para serem utilizados pelos profissionais de saúde. Os itens também foram distribuídos no município de Manacapuru. Voluntários estiveram presentes para as orientações, atendimentos e apoio.
Em Roraima, com a presença da coordenadora nacional de Restabelecimento de Laços Familiares, Tayná Rodrigues, as coordenadoras participaram de reuniões institucionais com a Organização Internacional Para Migrações (OIM) na terça-feira (30), na quarta-feira com o Auto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e encerrando a série de visitas, no dia 03 se reuniram com o Médico sem Fronteiras (MSF), com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) e por fim com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).