(Português do Brasil) Maratona contra mosquito e vírus zika

12/08/2016 Por: Jorge Velloso

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No segundo mês do Projeto Zika Brasil, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) seguiu com o trabalho de combate ao aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya. No Ceará, a instituição teve direito a uma tenda na 15° Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, onde voluntários distribuíram panfletos educativos. A equipe aproveitou o evento para também aferir pressão arterial e glicemia. A capital do estado foi palco de outras importantes ações educativas, como a que aconteceu na Praça do Ferreira, com a cobertura de TVs e rádios locais.

Em Sergipe, curso de capacitação de voluntários para atuarem no combate ao mosquito e à propagação do vírus também foi divulgado pela imprensa local. Na Paraíba, voluntários seguiram atuando na “Caravana do Coração”, resultado deuma cooperação técnica com a secretaria de Saúde estadual, que levou informação e serviços a 13 municípios do estado.

Em Alagoas, a CVB capacitou mais de 150 agentes comunitários de saúde com instruções de Primeiros Socorros e foco nas epidemiologias dengue, zika e chikungunya (conceitos, transmissão, prevenção e cuidados de combate ao mosquito aedes aegypti). Domicílios da comunidade Vila Brejal foram visitados e rodas de conversas, com exibição de vídeo sobre o ciclo do mosquito e entrega de repelentes, aconteceram no Centro de Reestruturação Renovar e na Delegacia Especializada de Roubos da Capital.

No Rio Grande do Norte, voluntários atuaram nos principais pontos turísticos da capital, entregando folders e preservativos, e visitaram mais de 200 domicílios da Ocupação 8 de julho, no bairro Planalto. A coordenação do município de Currais Novos aproveitou a tradicional “Festa de Sant’Ana” para informar o público presente e distribuir quase dois mil preservativos. Atividade educativa também foi realizada na cidade para cerca de 150 jovens e crianças.

No período, também houve a oficina de formação de facilitadores dos cursos de Zika, Controle de Epidemias para Voluntários (CEV), Apoio Psicossocial (APS) e Saneamento e Promoção de Higiene (SPH). Conduzida pelo Centro de Referência Institucional em Preparação para Desastres (CREPD), sediado em El Salvador, formou 27 participantes de diferentes regiões do país. A oficina teve o apoio da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Leia mais sobre: ,
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link