(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira participa de Reuniões Estatuárias da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em Genebra

20/12/2019 Internacionais Por: Rayanne Mello Fotos: Divulgação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

genebra 1

Aconteceu em Genebra, na Suíça, as Reuniões Estatuárias da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, onde diversos países debateram as novas políticas, estratégias e diversos outros temas que visam em uma melhor atuação da Instituição no futuro. A delegação brasileira estava presente e foi comandada por Julio Cals, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira; Silvio Guerra, Diretor Financeiro; Ricardo Braz, Secretário Geral; Edson Allemany, Chefe de Gabinete, Marcelle Motta, Coordenadora Nacional de Programas Humanitários e Thiago Quintaneiro, Coordenador Nacional de Voluntariado e da Juventude.  Parte da Delegação Brasileira foi à Genebra graças ao apoio da grande e parceira empresa SBP, puderam expor os trabalhos desenvolvidos pela Cruz Vermelha Brasileira na Vila Humanitária.

A conferência foi subdivida em quatro grandes eventos, foram eles: o Fórum da Juventude, que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro; a Assembleia Geral da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dos dias 4 a 7 de dezembro, o Conselho de Delegados no dia 8, além da 33ª Conferência Internacional nos dias 09, 10 11 e 12 de dezembro.

O Fórum da Juventude, evento que antecedeu as reuniões estatuárias, onde delegados de mais de 80 países compareceram, foram discutidos o futuro das redes regionais e sub-regionais – como exemplo da rede sul americana onde foi acordado a entrada de mais um membro representante de cada Sociedade Nacional – em adicional foi elencada ideias de como manter o voluntariado das américas, em especial os jovens, mais ativos e presentes em nossa instituição.  Outros temas apresentados no fórum foram: relatório de gestão da Comissão Internacional de Juventude, apresentação da estratégia 2030 e os desafios para a próxima década. Porém, de tudo discutido o foco central foi o processo de eleição da nova Comissão, que pela primeira vez na história foi por processo de eleição direta e realizada pelos próprios delegados jovens.

genebra
A partir do dia 04 de dezembro aconteceu a abertura oficial da Assembleia Geral da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, com entregas de premiações globais. Na pauta da Assembleia, o primeiro item aprovado foi a entrada de duas novas sociedades, Butão e Ilhas Marshall, chegando oficialmente em 192 Sociedades Nacionais. Dentre os principais temas trabalhados foram: Aprovação das contas e orçamento futuro da Federação Internacional; o valor da contribuição estatuária (BAREMO) para o biênio 20/21; a adoção da Política de Diversidade e Gênero, Política de Gestão de Risco e Desastres e da Estratégia 2030; e das eleições das Comissões de Finanças, Cumprimento e Mediação, Auditoria e Riscos e de Juventude.

O evento seguinte foi o Conselho de Delegados, ambiente único onde as três partes do Movimento Internacional: CICV, Federação e Sociedades Nacionais, discutem em pé de igualdade temas sensíveis a manutenção da credibilidade, autonomia, segurança e futuro da instituição. Os temas centrais da reunião foram: Declaração do Movimento Internacional sobre Integridade; Fortalecimento estatutário das Sociedades Nacionais; Comprometimento de engajamento comunitários; Prestação de Contas; Política Internacional sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial, Declaração sobre Migração e Refúgio.

Sob o tema “Agir hoje, mudar o amanhã” a 33ª Conferencia Internacional, ambiente onde os componentes do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho podem advogar com governos nacionais assuntos de importância humanitárias, em um espaço protegido pelos nossos princípios fundamentais. Com a participação do CICV, Federação Internacional, 180 Sociedades Nacionais e mais de 170 países.

genebra 3

Entretanto, o principal momento da Conferência foi a eleição dos novos membros da Comissão Permanente, grupo formado pelo CICV, Federação e cinco membros das SN leitos em plenária. Esta comissão é responsável por manter a harmonia entre os entes do movimento, funcionando como um poder moderar se usa maior força de integridade e confiança, sendo responsável também pela organização da própria Conferência Internacional.

Além das agendas oficiais a Delegação da CVB também realizou uma série de reuniões bilaterais com diversas Sociedades Nacionais, a fim de fortalecer nossos programas, capacitação de pessoal e voluntários, captação de recursos e suporte internacional. A Empresa Delta Airlines, também parceira da Cruz Vermelha Brasileira, foi uma das apoiadoras da Delegação Brasileira em Genebra.

 

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link