(Português do Brasil) Filiais e Atuações

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O processo de criação de filiais da CVB teve início a partir da promulgação da Lei Federal nº 2.380, de 31 de dezembro de 1910, que regulou a existência das Associações da Cruz Vermelha no país, permitindo que elas adquirissem individualidade jurídica.

A primeira filial da CVB a ser fundada foi no Estado de São Paulo, em 1912. A segunda, em Minas Gerais, em 1914. Em 1916 foi fundada a Filial do Amazonas e também já estavam reconhecidas as filiais Sírio-Brasileiro (no Estado do Rio de Janeiro), Sergipe, São José dos Campos (SP), Cachoeira (SP) e Santos (SP). Em 1917, fundou-se a Filial de Paraná e no ano seguinte foram fundadas as filiais de Barra do Piraí (RJ) e Cruz Alta (RS), Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ubá (MG). Infelizmente muitas delas tiveram uma curta duração. Se o impacto da Primeira Guerra Mundial possibilitou a organização de novas filiais, o mesmo processo ocorreu na Segunda Guerra Mundial, em que nos anos de 1941 a 1943 foram fundadas 61 Filiais, sendo 38 no Estado do Rio Grande do Sul.

A CVB hoje conta com 21 Filiais Estaduais e mais de 100 Filiais Municipais no Brasil.

Atividades e Campanhas:

Tendo como finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos, com toda a imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, nível social, religião e opinião política, a CVB, sempre como Sociedade auxiliar dos poderes públicos, sempre se fez presentes, desde a sua fundação, quer em campanhas de saúde pública, quer nas catástrofes naturais.

Dentre as diversas participações em ações de socorros, podemos destacar:

  • Campanhas para os feridos na Guerra do Contestado (1914);
  • Atuação na Epidemia da Gripe Espanhola. (1918);
  • Cruzada nacional contra a tuberculose (1920);
  • Campanhas para as vítimas de terremotos, furacões e outras catástrofes em várias partes do mundo. A população brasileira sempre confiou na CVB como meio de ajudar aos necessitados de outros países, vítimas de grandes catástrofes.  Não foi diferente, em 2004, quando ocorreu a Tsunami na Ásia. Em apenas três meses a Entidade arrecadou e enviou à Cruz Vermelha Internacional USD 705.000,00 dólares e 300 toneladas de donativos, registrada com a maior da América Latina.
  • Campanhas para as vítimas de secas, enchentes e inundações: Socorro aos nordestinos flagelados pela grande seca de 1980, que resultou na Operação Nordeste, em quatro fases, e que com contou com o apoio do Movimento Internacional de Cruz Vermelha e órgãos internacionais. Foram distribuídas 124.982 toneladas de alimentos e sementes de feijão e milho a 235.322 famílias, em 70 municípios de quatro Estados. Destacamos ainda as Campanhas SOS Rio e SOS Acre nos anos 80 para as vítimas das enchentes nesses Estados.
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link