Ações de promoção à saúde ocorrem no Rio Grande do Sul com a chegada do Ônibus da Vacinação da Cruz Vermelha Brasileira

07/04/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

As unidades dos Ônibus da Vacinação já atenderam mais de 69 mil pessoas pelo Brasil

A partir da próxima sexta-feira (08), a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a contar com uma parceria com a Cruz Vermelha Brasileira Rio Grande do Sul (CVB-RS) para ações de promoção à saúde. Um convênio foi firmado entre a SMS e a filial da instituição em Caxias do Sul, com duração de 45 dias.

Um dos ônibus da vacinação da Cruz Vermelha Brasileira estará no município para atividades diversas, como aplicação de imunizantes e propostas educativas, sempre programadas em conjunto entre a entidade e a SMS. Além do veículo, a instituição humanitária vai contribuir com a participação de equipe voluntária para triagem. Já a aplicação das vacinas será de responsabilidade de enfermeiros(as) e técnicos(as) em enfermagem da Secretaria da Saúde.

“A Cruz Vermelha tem nos apoiado desde que iniciamos a campanha de vacinação contra a covid-19, prestando grande auxílio por meio de voluntários para atividades como imunização em drive-thru e também na Praça Dante Alighieri. Parcerias como essa reforçam a relevância da integração entre o Poder Público e instituições voltadas a promover melhorias na qualidade de vida da população”, salienta a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Neste primeiro momento, a parceria vai proporcionar a aplicação de vacinas contra a covid-19 (terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais que receberam duas doses de AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer; e também quarta dose para pessoas de 80 anos ou mais ou de 18 anos ou mais com imunossupressão), além de doses contra a influenza/gripe (para pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde). As datas de cada ação e os locais onde o ônibus estará serão sempre divulgados com antecedência pela SMS.

Um trabalho de conscientização com a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, com apoio do ônibus da Cruz Vermelha Brasileira, está marcado para o domingo (10), das 13h às 17h, no Parque dos Macaquinhos. Haverá orientação sobre a dengue (com entrega de material informativo e aquário para demonstração sobre a reprodução do mosquito transmissor), orientações sobre como agir em caso de ataque de animais peçonhentos e outras informações. Também haverá participação do mosquito que é o mascote da campanha contra a dengue. Se chover, a atividade será cancelada.

Na segunda-feira (04), o convênio foi assinado pela secretária Daniele e pelo presidente da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Caxias do Sul, Diego Monteiro. Também estiveram presentes a diretora administrativa da SMS, Ana Paula de Lima Miranda, e o vice-presidente da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Rio Grande do Sul, Guilherme Biegelmeyer.

Programação para a primeira semana (08 a 14/04)

🗓️Sexta-feira – 08/04: 10h às 17h

📍Praça Dante Alighieri: vacinas covid-19 (3ª e 4ª doses) e Influenza/ gripe.

🗓️Sábado – 09/04: 9h às 13h

📍Praça Dante Alighieri: vacinas covid-19 (3ª e 4ª doses) e Influenza/ gripe.

🗓️Domingo – 10/04: 13h às 17h

📍Parque dos Macaquinhos: conscientização contra a dengue e demais orientações da Vigilância Ambiental em Saúde.

OBS: não haverá vacinação nesta data; se chover a atividade será cancelada.

🗓️Segunda-feira – 11/04: 10h às 17h

📍Posto SIM Forqueta (RS-122, Km 66): vacinas covid-19 (3ª e 4ª doses) e Influenza/ gripe.

🗓️Terça-feira – 12/04: 10h às 17h

📍Posto SIM Charqueadas (Rua Benjamin Custódio de Oliveira, 305): vacinas covid-19 (3ª e 4ª doses) e Influenza/ gripe.

🗓️Quarta-feira – 13/04: 10h às 17h

📍Posto Sim Encruzilhada (BR-116, KM 142.5, 11.520, próximo à Igreja São Cristóvão): vacinas covid-19 (3ª e 4ª doses) e Influenza/ gripe.

🗓️Quinta-feira – 14/04: 10h às 17h

📍Fazenda Souza (praça): vacinas covid-19 (3ª e 4ª doses) e Influenza/ gripe.

Público-alvo no Ônibus da Vacinação

– Terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais que receberam duas doses de AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer.

– Quarta dose para pessoas de 80 anos ou mais ou de 18 anos ou mais com imunossupressão.

– Vacina contra influenza/gripe para pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde.

A vacinação nos demais locais segue normalmente.

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link