Rene Silva é o novo colaborador da Cruz Vermelha Brasileira

13/12/2017 Por: Jorge Velloso

WhatsApp Image 2017-12-26 at 10.45.33Presidente da ONG Voz das Comunidades e editor-chefe do jornal com o mesmo nome que circula em 15 favelas cariocas, Rene Silva é o mais novo colaborador da Cruz Vermelha Brasileira. Ele vai fazer a conexão da centenária instituição de ajuda humanitária com as comunidades do Rio. “Conheço o presidente Júlio Cals há mais de seis anos. Então, como sempre atuamos em prol da solidariedade, surgiu a ideia”, explicou o jovem de 24 anos que também possui um dos perfis mais visitados da internet, com mais de 150 mil seguidores.

A trajetória de empreendedor do jovem que nasceu e mora no Complexo do Alemão começou quando, aos nove anos, decidiu vender doces na porta de casa. Depois dessa experiência, Rene decidiu que precisava fazer algo pela vizinhança. Foi aí que surgiu a ideia de criar em sua comunidade uma campanha semelhante ao “Natal sem fome”, da Rede Globo.

Aos 11 anos, com apoio da diretora e professores da Escola Municipal Alcides de Gasperi criou o jornal Voz da Comunidade, para ajudar a resolver os problemas sociais do Morro do Adeus, uma das 13 favelas do Complexo do Alemão. Rene ficou conhecido mundialmente ao narrar, em tempo real, através do twitter, a invasão da polícia na comunidade, em novembro de 2010.

A atividade rendeu ao jovem do Alemão o prêmio Shorty Awards, considerado o Oscar do twitter. Em 2015, Rene figurou na lista da revista ‘Forbes’ como um dos 30 jovens brasileiros mais influentes. O prestígio lhe garantiu o convite para carregar, na cidade de Liverpool, a tocha olímpica dos Jogos de Londres.

Após ser citado pelo jornal inglês ‘The Guardian’ como um dos seis jovens que devem mudar o mundo, Rene participou, em 2014, de uma campanha publicitária com outros sete adolescentes influentes de vários países (entre eles, o neto do Martin Luther King e a neta de Mahatma Ghandi). No mesmo ano, palestrou na Universidade de Havard e conheceu a Escola da ONU nos EUA.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

No images found!
Try some other hashtag or username