Nesta sexta-feira (28), o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, recebeu a diretora-geral do Engenheiros Sem Fronteiras – Rio de Janeiro e engenheira ambiental, Ane Peixoto, e o colaborador voluntário e engenheiro naval, William Peña, para firmar um acordo de cooperação entre as duas instituições. Na reunião, Julio pôde conhecer um pouco sobre os projetos desenvolvidos pelo programa, como as ilhas flutuantes, que consistem em plantações feitas em uma plataforma desenvolvida com material sintético, capaz de tratar a água de forma ecológica.
Uma área de 100 m² de uma ilha flutuante é capaz de filtrar 100 mil litros de água por hora, o que pode fazer com que a Cruz Vermelha Brasileira consiga ajudar milhões de pessoas. Além disso, o presidente nacional também conheceu o projeto de barcos multifuncionais, que comportam até 80 toneladas de alimentos e também podem ser úteis para levar água potável aos que mais necessitam, atendendo diversas regiões do país.
Julio Cals disponibilizou o quarto andar do Palácio da Cruz Vermelha (RJ) para que a equipe do Engenheiros Sem Fronteiras – Rio de Janeiro desenvolva os projetos. Na próxima semana, as duas instituições irão somar forças, assinando, oficialmente, o termo de cooperação.