Presidente da Cruz Vermelha Brasileira conduz tocha olímpica em Curitiba

14/07/2016 Por: Jorge Velloso

Em clima de euforia e emoção, a presidente da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), Rosely Sampaio, conduziu a tocha olímpica, hoje, em Curitiba. Foi acompanhada de perto por alguns dos 15 mil voluntários da centenária instituição de ajuda humanitária que compareceram ao Parque Barigui, tradicional ponto turístico da capital do Paraná. “Foram 200 metros mágicos. É difícil até de descrever. Se tivesse que definir em uma só palavra diria que foi sensacional”, comentou Rosely Sampaio.

presidente-da-cruz-vermelha-brasileira-conduz-tochaAntes de iniciar seu percurso, Rosely Sampaio saudou público e voluntários com um “Viva a Cruz Vermelha”. Ela também destacou o clima de amizade que tomou conta do grupo de condutores, já no ônibus que os transportou aos seus pontos de partida. Isso, segundo ela, serviu como uma espécie de preparação. “Conhecer cada um deles foi importante. São pessoas com histórias e projetos interessantes. A gente sente orgulho de fazer parte daquele grupo e percebe que nada é por acaso”.

Em entrevistas à imprensa local, Rosely Sampaio enfatizou a importância que o esporte tem para a inclusão social de crianças e jovens. Foi com esse objetivo que alguns projetos foram criados pela CVB no país. Entre eles, o judô, no Ceará, e as escolinhas de futebol, futsal e Fut 7, em Iguaba Grande, no Rio de Janeiro. Sem nunca deixar de lado o foco na ajuda humanitária, a instituição também já organizou diversas corridas rústicas pelo país.

Rosely Sampaio é jornalista. Ingressou na CVB como voluntária, nos anos 1980. Foi uma das fundadoras, em 2006, da filial do Rio de Janeiro, onde ocupou cargos de direção, até ser eleita presidente nacional da instituição que tem 21 filiais estaduais e dezenas de municipais distribuídas pelo Brasil.

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Leia mais sobre: ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

cURL error 7: Failed to connect to 2a03:2880:f205:2c4:face:b00c:0:43fe: Network is unreachable

close-link