Nota de esclarecimento da Direção Nacional da Cruz Vermelha Brasileira sobre os fatos envolvendo a filial do Rio Grande do Sul

15/12/2018 Por: Cruz Vermelha Brasileira Fotos: Divulgação

A Cruz Vermelha Brasileira informa que vai contribuir com as autoridades responsáveis pela investigação em tudo o que for solicitado. A gestão nacional da instituição esclarece que as filiais estaduais, como a do Rio Grande do Sul, devem seguir os padrões éticos estabelecidos nacionalmente. No entanto, têm completa autonomia jurídica e, por isso, são integralmente responsáveis pelos atos de seus membros.

A direção nacional comunica, ainda, que o senhor Daniel Gomes da Silva, que fazia parte do Conselho da instituição – cargo para o qual havia sido eleito – teve o mandato suspenso pelos demais conselheiros, até que as denúncias sejam esclarecidas. Outros funcionários denunciados pelo Ministério Público também foram afastados de suas funções.

Por fim, a gestão nacional, na figura do seu presidente, Júlio Cals, assinala que implantou sistemas de governança, transparência e compliance, de padrão internacional, para evitar desvios éticos e ilegalidades, a exemplo de auditorias regulares em seus balanços – feitos por empresa de renomada reputação, a Delloite. Tais medidas vêm dando resultado significativo na administração central, que tem suas contas e ações abertas à consulta pública.

A Cruz Vermelha Brasileira tem interesse que todos os fatos relatados sejam esclarecidos o mais rápido possível para que a instituição e seus 60 mil voluntários possam manter suas atividades humanitárias, desenvolvidas em 20 estados e no Distrito Federal. Há 110 anos, a CVB tem como missão apoiar, sem qualquer distinção de raça, gênero ou posição política, as pessoas mais vulneráveis.

logo-em-alta

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link