Nota da Cruz Vermelha Brasileira sobre acidente aéreo na Colômbia

29/11/2016 Por: Jorge Velloso

forca-chape

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB), através da sua presidente nacional, Rosely Sampaio, lamenta a morte dos jogadores e dirigentes do time de futebol Chapecoense e dos jornalistas e tripulantes da aeronave na queda do avião nesta madrugada, na Colômbia.

A instituição de ajuda humanitária brasileira, desde as primeiras horas do dia, está em contato direto com a Cruz Vermelha Colombiana, para atualização das informações. Voluntários da Filial de Chapecó estão atuando no acolhimento das famílias das vítimas que estão chegando à Arena Condá, estádio do time local. Em contato com as secretarias de Saúde do Estado de Santa Catarina e do Município de Chapecó, a CVB colocou a Equipe de Intervenção Psicológica em Acidentes Aéreos à disposição para atendimento às famílias das vítimas e aos torcedores da Chapecoense. Na necessidade, estes profissionais serão deslocados para a cidade catarinense, assim que houver a solicitação dos órgãos competentes.

A Equipe de Intervenção Psicológica em Acidentes Aéreos tem participado, há quatro anos, de diversos simulados em conjunto com empresas aéreas brasileiras e com o aeroporto da concessionária RioGaleão, no Rio de Janeiro. Também possui vasta experiência em catástrofes. Entre as atuações dos psicólogos da CVB estão o atendimento aos desabrigados das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011, e às vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link