Ibama e Cruz Vermelha Brasileira fecham parceria para fortalecer atuação em emergências ambientais

28/04/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

O objetivo da cooperação é compartilhar conhecimentos e práticas entre as entidades

Nessa quarta-feira (27), a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fecharam um acordo de cooperação para fortalecer o intercâmbio de dados, experiências e capacitações entre as organizações, que sejam de interesse institucional, sem o envolvimento de repasses de recursos financeiros de qualquer natureza entre as partes. A solenidade aconteceu na sede do Ibama em Brasília, no Distrito Federal. 

O objetivo da parceria é compartilhar conhecimentos e práticas entre os órgãos no que tange à educação ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais, resgate de vida silvestre e emergências ambientais de modo geral, além de capacitar agentes ambientais, brigadistas e grupo de voluntariado em primeiros socorros, bem como de apoiar, quando solicitado, operações ambientais de diferentes âmbitos. 

Segundo Samuel Vieira de Souza, diretor de proteção ambiental do Ibama, a parceria irá permitir o melhor apoio às populações atingidas e a melhor preparação de servidores que atuam em desastres. “É uma satisfação muito grande, há bastante tempo nós queríamos ter essa maior interação com a Cruz Vermelha”, por conta da expertise e da capilaridade que a instituição humanitária possui no país, conforme afirma Vieira de Souza. 

O presidente nacional da CVB, Júlio Cals, comenta a importância da união da sociedade civil, do terceiro setor e de órgãos públicos em prol da ampliação da ajuda humanitária pelo país. “A nossa parceria com o Ibama foi firmada para ajudar as atividades humanitárias relacionadas também à preservação e à conservação ambiental, afinal cuidar do meio ambiente é crucial para o bem-estar das pessoas, e nós cuidamos e atenuamos o sofrimento das pessoas”. 

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link