Dia Internacional da Enfermagem – 2020

12/05/2020 Por: Divulgação Fotos: Divulgação

Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros, esta data homenageia o trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde nos hospitais.

DATAS COMEMORATIVAS

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

A Enfermagem e a Cruz Vermelha Brasileira

Post Enf (2)

No ano de 1914 surgiram as “Damas da Cruz Vermelha Brasileira”, que foi um comitê criado por um grupo de senhoras da sociedade carioca, que deu origem à Seção Feminina, que teve como primeira tarefa, a formação do corpo de Enfermeiras Voluntárias.

Em março de 1916 foi inaugurada a Escola Prática de Enfermagem, pioneira do gênero no país. Com a declaração de guerra do Brasil aos Impérios Centrais (Alemanha e seus aliados) e sendo primordial a atuação das enfermeiras da Cruz Vermelha Brasileira durante a guerra, a Sociedade se expandiu com intensificação dos Cursos de Enfermagem.

Hoje, dia 12 de maio, dia internacional da Enfermagem, a Cruz Vermelha Brasileira ciente da importância da profissão, parabeniza todos os enfermeiros, pilares da sociedade, que dedicam sua vida a salvar a vida do outro.

Enfermeiras formadas na Escola de Enfermeiras da CVB que atuaram na II Guerra Mundial

As primeiras enfermeiras incorporadas à FEB – Força Expedicionária Brasileira – foram na sua maioria formadas na Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira em 1942. Alguns nomes de destaques e conhecimento público são as enfermeiras Antonieta Ferreira (Enfermeira profissional), Carmem Bebiano, Elza Cansanção Medeiros e Virgínia Portocarreiro (Samaritana).

Post Enf (3)

Dia da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.

No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Leia mais sobre: , , ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link