Cruz Vermelha Brasileira participa do Conecta Sampa

23/06/2022 São Paulo Por: Sarah Viana Fotos: Divulgação

O evento escoteiro contou com mais de 1.000 participantes, entre crianças, jovens e adultos

A Cruz Vermelha Brasileira participou entre os dias 16 a 19 de junho do ‘Conecta Sampa’, evento estadual da União dos Escoteiros do Brasil regional São Paulo, baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Realizando uma série de atividades com foco em primeiros socorros e resposta a desastres. A instituição ensinou e debateu sobre as temáticas com jovens, crianças e adultos escoteiros do país.

Desde 2018, a instituição tem parceria com a União dos Escoteiros do Brasil, prevendo integração entre as instituições e cooperação em ações ligadas a desastres. Por isso, o Conecta Sampa – que deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiado em virtude do aumento de casos da Covid-19 no país – foi um marco de reaproximação dessas ações conjuntas.

Oferecendo 12 oficinas durante o evento, a CVB contou com o Coordenador Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, Leonardo Ali, para ministrar a oficina sobre resposta humanitária a desastres naturais causados pelas mudanças climáticas. Além disso, o público pôde participar da oficina sobre linhas de intervenção de primeiros socorros em desastres, ministrada pelo Coordenador Nacional de Programas Humanitários, Henrique Paião.

As atividades no Conecta Sampa contemplaram cerca de 1.000 pessoas na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, tendo como foco a preservação ambiental e o respeito à natureza, seguindo uma das premissas do Movimento Escoteiro. “Todos os conteúdos contemplados nas oficinas fizeram parte de um dos módulos de atividades, o ‘Nossa Vila’, onde os jovens puderam refletir sobre sua relação com os diferentes grupos que compõem a nossa sociedade”, afirma Ali.

De acordo com o coordenador Henrique Paião, a participação dos 300 jovens escoteiros nas oficinas da CVB mostrou a importância de um evento desses para as futuras gerações. “Foi muito bom ver um grupo tão grande de jovens cidadãos em formação, tendo os valores do escotismo comungado com os próprios princípios fundamentais da CVB”, explica.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link