Cruz Vermelha Brasileira comemora aniversário com exposição no metrô do Rio

01/12/2016 Por: Jorge Velloso Fotos: Leonardo Ali

Até 15 de dezembro, a estação Carioca do metrô do Rio de Janeiro vai abrigar a exposição “Um Século de Solidariedade no Brasil”, como parte dos festejos dos 108 anos da Cruz Vermelha Brasileira.

exposicao-metro-1Através das 64 fotos, é possível conferir alguns dos trabalhos que a instituição de ajuda humanitária realiza no mundo e principalmente no Brasil, além do apoio que recebe de diversos segmentos da população. É possível ver Pelé, quando ainda era jogador, trajando o símbolo da Cruz Vermelha.  Entre as diversas personalidades que vestiram a camisa da entidade aparecem: Zico, Rogério Ceni, Rodrigo Santoro, Xuxa, Thiago Lacerda e Ana Hickmann.

O acervo também apresenta algumas campanhas realizadas pela instituição. Uma delas foi a “Operação Nordeste”, que durou 1 ano, na década de 1980. A Cruz Vermelha Brasileira também foi responsável pelo primeiro Banco de Córneas do Rio, na década de 1970, e pioneira na doação de sangue, através de uma campanha para a Casa do Hemofílico.

Dividida em tópicos, a exposição tem o registro do lançamento da pedra fundamental do prédio que fica na praça que leva o nome da instituição, no Centro do Rio de Janeiro. O espaço também abrigou a primeira escola de auxiliar de enfermagem do então Distrito Federal. Enfermeiras formadas pela entidade, conforme também retrata a exposição, atuaram na Força Expedicionária Brasileira, a FEB, na segunda guerra mundial.

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link