Cruz Vermelha Brasileira comemora 108 anos

06/12/2016 Por: Jorge Velloso Fotos: Walquiria Cavalcante

cruz-vermelha-brasileira-comemora-108-anos-2 Com solenidade no Salão Nobre do Palácio da Cruz Vermelha, sede da instituição, no Rio de Janeiro, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) comemorou 108 anos. Compuseram a mesa presidente Rosely Sampaio, o vice Jorge Guimarães, o vice-prefeito eleito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, o superintendente operacional da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Hess, além do presidente da Filial do Espírito Santo, Robson Novaes, que representou as 21 Filiais Estaduais e as mais de 100 Municipais que compõem a instituição.

Com cerca de 90 convidados e representantes das Filiais, Rosely Sampaio fez um balanço das muitas atividades realizadas em 2016 e apresentou algumas novidades para 2017. Antes de apresentá-las, contou que participou da solenidade de assinatura do acordo de sede da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho com o governo brasileiro.

Rosely Sampaio acredita que, além de aproximar o Brasil do Movimento Internacional, a instalação da Federação no país fortalecerá nossa Sociedade Nacional e propiciará maior visibilidade aos trabalhos que realiza em benefício de milhares de brasileiros. O acordo foi assinado pelo secretário-geral da Federação, Elhadj As Sy.

cruz-vermelha-brasileira-comemora-108-anos-3No evento foi lançado o novo logo para identificar o Departamento de Juventude. Este departamento objetiva capacitar e empoderar os jovens que são o futuro da instituição. Entre as propostas desenvolvidas e enviadas pelas filiais, três finalistas foram para uma votação pública, via web. A vencedora foi elaborada pelo jovem Leandro Tavares, da Filial do Rio de Janeiro.

Também foi apresentado a criação de um Registro Único de Voluntários – RUV. O banco de dados, alimentado e atualizado de modo virtual pelas filiais, vai permitir informações sobre capacidades, habilidades e quantidade do voluntariado em nível nacional, além de informar suas participações nas ações da instituição em todo o país.

Outro ponto destacado por Rosely Sampaio foi a criação do novo portal que vai abrigar os trabalhos e informações de cada Filial, além dos departamentos nacionais do Órgão Central, incluindo o Centro de Documentação e Memória, que protege a centenária história da instituição. Todos que acessarem o www.cruzvermelha.org.br também vão poder obter informações online no espaço para conversação que funciona no horário comercial. Após este horário, as perguntas enviadas por e-mail serão respondidas no dia seguinte.

cruz-vermelha-brasileira-comemora-108-anos-1Dados e números relevantes de atendimento à população, quando do Projetos Zika Brasil, realizado este ano em 10 estados com apoio da Federação Internacional, também foram relatados. Recém-chegado da reunião sobre “Lições Aprendidas”, realizada no Panamá, juntamente com outras 11 Sociedades Nacionais de Cruz Vermelha das Américas, o gerente nacional de programas, Oscar Zuluaga, relatou os muitos elogios que o trabalho brasileiro recebeu.

Antes do relatório das ações e de contar as novidades para 2017, em referência ao Dia Internacional do Voluntário, Rosely Sampaio conduziu um caloroso aplauso de reconhecimento e agradecimento ao trabalho dos voluntários da Cruz Vermelha Colombiana, que atuaram logo após a queda do avião na Colômbia que vitimou fatalmente 71 pessoas, e aos voluntários da Cruz Vermelha Brasileira, que atuaram no acolhimentos dos familiares e amigos, em Chapecó. A presidente declarou seu o orgulho de pertencer a “uma instituição que está entre as primeiras a chegar e que continua com seu trabalho, mesmo quando o assunto deixa de fazer parte da mídia”.

Leia mais sobre: , ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link