A atividade foi realizada para amenizar o cenário atual do país, que conta com 6 a cada 10 pessoas vivendo com algum grau de insegurança alimentar
Combatendo a insegurança alimentar, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) doou R$ 10 mil, em 50 cartões humanitários de R$ 200 voltados à alimentação, a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Complexo do Alemão, nesta sexta-feira (1), com a ONG Voz das Comunidades. O financiamento da ação se deu através de parceria com a Embaixada da Espanha no país.
Os cartões, fabricados pela empresa Ticket, visam levar também autonomia aos lares, visto que as pessoas não receberam uma cesta básica pronta, pelo contrário, vão poder escolher os alimentos no comércio local de acordo com as suas necessidades e prioridades.
A seleção das famílias amparadas foi feita pelo Voz das Comunidades considerando graus de vulnerabilidade. Elas ganharam ainda absorventes para auxiliar no combate à pobreza menstrual; álcool em gel 70% para reforçar os cuidados contra os vírus; e produtos de limpeza.
Segundo Júlio Cals, presidente nacional da CVB, a fome é a perda da dignidade. “Todas as pessoas deveriam ter o direito básico de ter o que comer em casa, de ter alimentos de qualidade para dar aos seus filhos, à sua família… mas esse ainda parece ser um sonho distante para o Brasil, o que afeta não só a saúde física, mas também gera danos à saúde mental de quem é afetado por essa problemática”.
“Já passou da hora da sociedade brasileira, das empresas, dos governos… enfim, de todo mundo olhar humanamente para isso e unir forças, de verdade, para combater essa questão! A Cruz Vermelha Brasileira tem se esforçado para amenizar esse sofrimento, mas infelizmente ainda não temos capilaridade e recursos para ajudar a todos como gostaríamos”, complementa o presidente.
Para Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, toda ação humanitária dentro das comunidades pode ser um agente transformador para uma família. “Só quem vive dentro das comunidades sabe que a fome não está nos extremos do Brasil, está diante dos nossos olhos. Uma ação não muda a realidade de toda a favela, mas com certeza vai fazer diferença na vida dessas famílias”.
6 em cada 10 brasileiros vivem com insegurança alimentar
O cenário atual do Brasil conta com 6 em cada 10 pessoas vivendo com algum grau de insegurança alimentar, o equivalente a 125,2 milhões de brasileiros. Em comparação aos anos de 2020 e de 2018, houve ainda um aumento de 7,2% e 60% nesses dados, respectivamente. Além disso, 33 milhões de pessoas passam fome, lidando diretamente com a falta de alimentos básicos.
As informações foram levantadas pelo 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), executado pelo Instituto Vox Populi e divulgado no último dia 8 de junho, com margem de erro de 0,9 pontos percentuais.
Sobre a Cruz Vermelha Brasileira
A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 192 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.
Assessoria de Imprensa: comunicacao@cvb.org.br
Sobre o Voz das Comunidades
Voz das Comunidades é uma ONG e jornal comunitário independente do Rio de Janeiro. Foi criado em 2005, no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Até 2015, já tinha distribuído 10 mil exemplares e contava com um milhão de visitas na página da internet. Seu fundador, Rene Silva, foi escolhido pela Revista Forbes Brasil como “exemplo de um time que está reinventando um país” e em 2018 ganhou o prêmio em Nova York da organização Mipad (Most Influential People Of African Descent), concedido a pessoas afrodescendentes influentes. É possível ser voluntário do portal através do site ou das redes sociais.
Assessoria de Imprensa: imprensa@vozdascomunidades.com.br