Filiais e Atuações

O processo de criação de filiais da CVB teve início a partir da promulgação da Lei Federal nº 2.380, de 31 de dezembro de 1910, que regulou a existência das Associações da Cruz Vermelha no país, permitindo que elas adquirissem individualidade jurídica.

A primeira filial da CVB a ser fundada foi no Estado de São Paulo, em 1912. A segunda, em Minas Gerais, em 1914. Em 1916 foi fundada a Filial do Amazonas e também já estavam reconhecidas as filiais Sírio-Brasileiro (no Estado do Rio de Janeiro), Sergipe, São José dos Campos (SP), Cachoeira (SP) e Santos (SP). Em 1917, fundou-se a Filial de Paraná e no ano seguinte foram fundadas as filiais de Barra do Piraí (RJ) e Cruz Alta (RS), Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ubá (MG). Infelizmente muitas delas tiveram uma curta duração. Se o impacto da Primeira Guerra Mundial possibilitou a organização de novas filiais, o mesmo processo ocorreu na Segunda Guerra Mundial, em que nos anos de 1941 a 1943 foram fundadas 61 Filiais, sendo 38 no Estado do Rio Grande do Sul.

A CVB hoje conta com 21 Filiais Estaduais e mais de 100 Filiais Municipais no Brasil.

Atividades e Campanhas:

Tendo como finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos, com toda a imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, nível social, religião e opinião política, a CVB, sempre como Sociedade auxiliar dos poderes públicos, sempre se fez presentes, desde a sua fundação, quer em campanhas de saúde pública, quer nas catástrofes naturais.

Dentre as diversas participações em ações de socorros, podemos destacar:

  • Campanhas para os feridos na Guerra do Contestado (1914);
  • Atuação na Epidemia da Gripe Espanhola. (1918);
  • Cruzada nacional contra a tuberculose (1920);
  • Campanhas para as vítimas de terremotos, furacões e outras catástrofes em várias partes do mundo. A população brasileira sempre confiou na CVB como meio de ajudar aos necessitados de outros países, vítimas de grandes catástrofes.  Não foi diferente, em 2004, quando ocorreu a Tsunami na Ásia. Em apenas três meses a Entidade arrecadou e enviou à Cruz Vermelha Internacional USD 705.000,00 dólares e 300 toneladas de donativos, registrada com a maior da América Latina.
  • Campanhas para as vítimas de secas, enchentes e inundações: Socorro aos nordestinos flagelados pela grande seca de 1980, que resultou na Operação Nordeste, em quatro fases, e que com contou com o apoio do Movimento Internacional de Cruz Vermelha e órgãos internacionais. Foram distribuídas 124.982 toneladas de alimentos e sementes de feijão e milho a 235.322 famílias, em 70 municípios de quatro Estados. Destacamos ainda as Campanhas SOS Rio e SOS Acre nos anos 80 para as vítimas das enchentes nesses Estados.
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link