Casas autossustentáveis serão construídas por impressão 3D para famílias vulneráveis via parceria entre Cruz Vermelha Brasileira, InovaHouse3D e Prefeitura de Maceió

08/12/2021 Por: Ana Luiza Serrão Fotos: André Benício

Um diferencial do projeto é que as escrituras dos imóveis serão entregues às famílias no nome das mulheres, visando fortalecê-las com autonomia e independência

AL - CASAS 3D-18

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB), integrante da maior organização de ajuda humanitária do mundo, e a InovaHouse3D, startup pioneira na América Latina para o desenvolvimento de tecnologia de impressão 3D na construção civil, assinaram um termo de cooperação com a Prefeitura de Maceió, no estado de Alagoas, nesta segunda-feira (6), para desenvolver moradias autossustentáveis a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região. Um diferencial do projeto é que as escrituras dos imóveis serão entregues às famílias no nome das mulheres, visando fortalecê-las com autonomia e independência.

O planejamento, que tem o intuito de utilizar a inovação como principal ferramenta de construção de habitações dignas, seguras, viáveis e de interesse social, irá dispor de ambientes integradores, com uma biblioteca comunitária e uma horta, bem como de espaços comerciais, onde os residentes poderão se capacitar e desenvolver negócios, integrando-os ao complexo. O ambiente será elaborado para gerar oportunidades e ser um agente de transformação, além de servir como abrigo.

De acordo com o presidente nacional da CVB, Júlio Cals, essa união de forças em prol da ajuda humanitária vai propiciar a devolução de sorrisos, a dignidade e a garantia constitucional do direito à moradia. “É um projeto lindo que vai beneficiar 20 famílias com casas impressas via tecnologia 3D, além de iniciativas de geração de renda e capacitação das famílias beneficiadas. Estamos muito felizes com essa parceria, e vamos esperar as cenas dos próximos capítulos com a entrega das nossas casas”, destaca.

O uso de tecnologias integradas ao conceito de “cidades inteligentes” também se fará presente no projeto, com a captação, o reuso e o tratamento descentralizado da água, a geração de energia solar fotovoltaica, o aquecimento solar da água, a compostagem de resíduos orgânicos, a mobilidade, a conectividade e a reciclagem e a separação de resíduos. Neste sentido, a comunidade será capacitada para executar e manter cada um dos sistemas presentes, participando da obra, da instalação e do acabamento do espaço.

Para a fundadora da startup, Juliana Martinelli, a cooperação firmada com a CVB abre portas inéditas no mundo para o uso da tecnologia. “É um momento muito importante, de muita emoção pra equipe, pra startup e também pro Brasil, como um marco… um posicionamento do Brasil como gerador de tecnologia e democratizador dessa tecnologia tão incrível para a construção civil”.

Segundo JHC, prefeito de Maceió, o órgão público municipal fica muito feliz em integrar o projeto. “Maceió vai dar todo o apoio necessário pra que a gente possa construir essas casas em tempo recorde, mostrar a capacidade das novas tecnologias e das novas metodologias construtivas e sustentáveis também. Sobretudo por tudo que envolve esse ecossistema que vai performar com a comunidade na construção dessas casas, levando toda a infraestrutura necessária pra melhorar a qualidade de vida de quem vive nesses locais de grande vulnerabilidade”, explica.

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) integra a principal instituição de ajuda humanitária do mundo, caracterizada por sua independência e neutralidade. No Brasil, ela foi fundada em 1908, tendo como primeiro presidente o sanitarista Oswaldo Cruz. Atualmente, a organização está presente em 21 estados do país, com sede no Rio de Janeiro. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. O órgão fornece ainda cursos de capacitação à sociedade e angaria doações e voluntários para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, muitas vezes afetadas por desastres naturais ou conflitos de violência armada. O seu mandado deriva essencialmente das Convenções de Genebra de 1949.

Sobre a InovaHouse3D

A startup InovaHouse3D nasceu em 2015 com a missão de desenvolver uma tecnologia capaz de resolver os principais problemas habitacionais do país. Hoje, 6 anos depois de iniciar esse movimento, a empresa é responsável por desenvolver a primeira impressora 3D para a construção da América Latina. Além do feito, a empresa busca fortalecer o ecossistema de impulsionamento da 3DCP no país ao trocar conhecimento sobre o tema com o mercado, a indústria e a academia, tendo sido parceira, em 2018 e 2020, do 3D Home Construction, projeto potiguar responsável pela construção da primeira casa 3D do país. Outros projetos que a empresa apoia tratam da implementação conjunta de laboratórios 3D dentro de centros de pesquisa e universidades do Brasil e do desenvolvimento de protótipos e teste de produtos com a indústria nacional. Foi por causa dessa ampla atuação que a empresa ganhou grande reconhecimento e repercussão, tanto nacional quanto internacional, sendo mencionada na Forbes, Você S/A, Casa Vogue e outros.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link