Todos os anos, a Cruz Vermelha Brasileira arrecada agasalhos e cobertores para aquecer o inverno das pessoas mais vulneráveis. Em 2018, a campanha contou com a parceria da Agência Artplan, que criou uma campanha publicitária para as redes sociais, batizada “Posts Mofados”. O objetivo foi lembrar o público sobre agasalhos esquecidos no fundo do armário, sem uso e acumulando mofo. Assim como os casacos, os posts mofavam se não fossem compartilhados.
O projeto teve a participação de influenciadores, como a atriz Luana Piovani e o ator Hugo Moura, que se solidarizaram com a campanha. A arrecadação e a distribuição das roupas e cobertores foram feitas pelas filiais da Cruz Vermelha Brasileira nos estados.
Em São Paulo, a Campanha do Agasalho de 2018, apadrinhada pelo jogador Gabriel Jesus, bateu recorde de doações. Somadas em 44 toneladas, as arrecadações permitiram realizar 41.446 atendimentos.
Entre os meses de abril e agosto, a filial da Cruz Vermelha Brasileira do Rio Grande do Sul arrecadou por volta de uma tonelada de roupas, que foram doadas para 11 lares de idosos e crianças, abrigos e albergues da Grande Porto Alegre.
No Rio de Janeiro, a arrecadação total foi de quase 5 toneladas, entre os meses de junho e setembro. A filial da Cruz Vermelha Brasileira no estado também contou com parceiros, como o Grupo GPA; Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo); BCG Liquidez Distribuidora; CBRE – Imóveis Corporativos, Comerciais e Industriais; INFRAPREV e Vogel Telecom.
No Paraná, a ação ganhou o nome de “Árvore Solidária”. As roupas arrecadadas foram “penduradas” em árvores de praças de Curitiba para que fossem “colhidas” pela população em situação de rua.
Para milhares de pessoas beneficiadas, o inverno de 2018 foi mais quente e acolhedor. A Campanha do Agasalho é uma das mais tradicionais realizadas pela Cruz Vermelha Brasileira. Por meio da solidariedade de pessoas como você, a instituição pode ajudar quem precisa.