Nessa semana, a Cruz Vermelha Brasileira promoveu o 1º Training of Trainers de Primeiros Socorros, no Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira. O curso faz parte do Projeto Migrações e tem o objetivo de ensinar os instrutores de Primeiros Socorros a passarem seus conhecimentos e formarem novos instrutores, além de formarem novos instrutores refugiados. O Coordenador Nacional de Primeiros, Marcos Rosa, foi o responsável pelo curso e organizado pela da Coordenadora, Tayna Rodrigues.
Ao todo, foram 11 voluntários participantes, sendo 3 da Equipe de Resposta Nacional e dois de quatro estados diferentes, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas e Mato Grosso do Sul. A capacitação durou 5 dias e contou com a participação do Presidente Nacional, Julio Cals, da Instituição no encerramento do curso.
SOBRE O PROJETO MIGRAÇÕES:
O Projeto Migrações da Cruz Vermelha Brasileira está levando ajuda a famílias refugiadas nos estados do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul através de suas filiais estaduais. O projeto, financiado pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e Comitê Internacional da Cruz Vermelha, tem como objetivo a doação de cestas básicas e kits de higiene, além de atividades de Promoção à Saúde e Higiene, Apoio Psicossocial, Primeiros Socorros, CEA (Mobilização e Participação Comunitária) – e serviços gratuitos para restabelecer o contato entre familiares separados e orientações sobre Proteção, Gênero e Inclusão.