(Português do Brasil) Seminário Nacional e Encontro Internacional de Psicologia termina amanhã

25/08/2017 Por: Jorge Velloso Fotos: Leonardo Ali

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Entre quinta-feira e sábado, está sendo realizado, na sede nacional da Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro, o II Seminário Nacional e I Encontro Internacional de Psicologia em Situação de Conflitos e Desastres. Diversos tipos de violências, desastres sociais relacionados com conflitos, refugiados e o alto número de suicídios estão entre os temas abordados.

IMG_2231

Organizado pela filial do Rio de Janeiro da centenária instituição de ajuda humanitária, o evento discute a necessidade de se prever, planejar e reduzir os riscos de desastres, a fim de melhor proteger não só pessoas e países, mas também seus modos de vida, ecossistemas e patrimônio cultural.

O Seminário pretende mostrar a atuação da Psicologia da Gestão dos Riscos e Desastres e de áreas correlatas no cenário dos desastres mundiais, junto a atuação das instituições de ajuda humanitária. Almeja também identificar a interação dos psicólogos com outros profissionais nos cenários de desastres; compartilhar conhecimento técnico e experiências, além de facilitar o diálogo daqueles que atuam com ajuda humanitária.

Os organizadores do evento lembram a importância dessa discussão e interação dos profissionais da área, no momento em que há um crescente número de casos de desastres em todo o mundo. Segundo relatório do Centro de Pesquisas sobre Epidemiologia de Desastres, em 2016, ocorreram 301 desastres naturais em 102 países, provocando 7.628 mortes, 411 milhões de pessoas afetadas e R$ 97 bilhões de danos econômicos. A China foi o país mais atingido.

Vale lembrar que bactérias, vírus e outros microrganismos também já causaram estragos tão grandes à humanidade quanto as mais terríveis guerras, terremotos e outros desastres naturais. Entre os exemplos estão:   cólera, tuberculose, varíola, ebola e aids. O Encontro Internacional também vai abordar os desastres naturais relacionados com o desequilíbrio da biocenose, as diversas espécies que vivem em uma mesma região. Entre os exemplos da ruptura do equilíbrio biológico está a proliferação do mosquito da dengue, zika, chinkungunya e febre amarela.

Também estão entre os objetos de análise do seminário os desastres sociais relacionados com os conflitos, diversos tipos de violências, refugiados e o alto número de suicídios, além dos desastres tecnológicos. Segundo os organizadores, é necessário aprofundar os conhecimentos nas diversas áreas, para uma atuação mais qualificada nestes cenários.

No evento que antecede o Dia do Psicólogo (27 de agosto) também foi lançado, ontem, o livro “Psicologia em Emergências e Desastres – da Teoria à Prática na Gestão Integral de Riscos”. Organizado por Olavo Sant’Anna Filho, aborda temas do Seminário e tem um capítulo destinado ao trabalho de campo da Psicologia na Cruz Vermelha. Entre os exemplos da atuação do Departamento está o atendimento às vítimas das enchentes na serra fluminense em 2011.

Participam do seminário profissionais do Brasil, Argentina, Portugal, Colômbia e Romênia.

Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link