Cumprindo agenda em Brasília, o presidente Julio Cals participou, na tarde desta quinta-feira, 10, da solenidade alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. O evento foi idealizado pela ministra Damares Alves e aconteceu no auditório do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Durante o evento, foi assinado o Termo de Cooperação entre a Cruz Vermelha e o MMFDH para ajudar as mulheres escalpeladas do Norte brasileiro. A assinatura foi feita pelo presidente Julio Cals e a secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto.
Em seu discurso, Cals elogiou a iniciativa da ministra Damares Alves e colocou os voluntários da CVB à disposição dos projetos humanitários da pasta. “A Cruz Vermelha já esteve em várias atividades ao lado deste ministério com muita honra. Quando a ministra Damares sugeriu ajudar as escalpeladas, eu pensei ‘nossa, algo que a gente nunca pensou’, ajudar a mulher que perde o cabelo em um acidente de barco no Norte do país. A ministra, com a sua sensibilidade, chamou a Cruz Vermelha, que tem em seu trabalho a parte de Apoio Psicossocial e principalmente os Primeiros Socorros, para ajudar nesta causa e nós dissemos sim de pronto. Coloco à disposição também os nossos 60 mil voluntários, que são jovens, homens e mulheres que querem realmente mudar o nosso país e fazer a diferença”.
O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira também homenageou a ministra Damares Alves com a medalha Cruz de Distinção, honraria concedida àqueles que contribuíram com o trabalho da Cruz Vermelha em amenizar o sofrimento humano.