A padronização e a excelência dos treinamentos de Primeiros Socorros têm sido um dos principais objetivos da Cruz Vermelha Brasileira (CVB). Avançando nesse sentido, a Filial de Minas Gerais recebeu, no dia 27 de julho, a primeira Chancela Nacional de Primeiros Socorros. O certificado indica que os novos cursos oferecidos pela filial vão seguir os parâmetros do Órgão Central e do Departamento Nacional de Educação e Saúde.
Segundo a presidente da CVB, Rosely Sampaio, que foi a Belo Horizonte entregar a chancela, esse é um importante passo da Cruz Vermelha no país. “Visitamos outras Sociedades Nacionais e vimos o trabalho profissional e padronizado que muitas realizam em todas suas regiões. Também por isso, temos a certeza da importância dessa padronização no Brasil”, afirmou.
Ao receber a chancela, a filial mineira também terá acesso ao protocolo completo de atendimento pré-hospitalar internacional da Cruz Vermelha, produzido pelo centro especializado da instituição em Paris. “É importante buscar sempre a máxima organização e nunca perder o foco no usuário dos serviços. Quem está na ponta precisa da nossa melhor ação”, ressaltou a presidente nacional.
Entre os requisitos para as Filiais obterem a chancela estão o mínimo de cinco instrutores formados no treinamento nacional, salas e equipamentos atualizados, organização administrativa, plano de comunicação, avaliação e monitoramento das atividades. O presidente estadual da CVB-MG, Gilberto Madeira Peixoto, recebeu o documento das mãos da presidente nacional e se disse honrado com o reconhecimento: “Quando as pessoas ouvem falar da Cruz Vermelha, logo pensam na área dos primeiros socorros, que é uma das nossas principais missões. Por isso estamos muito felizes”, declarou.
Além das chancelas, que serão entregues em outras filiais, a Cruz Vermelha Brasileira também avança na área dos Primeiros Socorros com a promoção do seu aplicativo, a fim de conscientizar a população e permitir que mais vidas sejam salvas em momentos extremos. A instituição lançará, em breve, um vídeo e uma campanha de divulgação do aplicativo em todo o território nacional.