(Português do Brasil) Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho 2022: acredite no poder da bondade

08/05/2022 Internacionais Por: Cruz Vermelha Brasileira

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Estima-se que 1 em cada 524 pessoas no mundo seja voluntária da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho

Brasil, 8 de maio de 2022 – A bondade e a humanidade estão entre as ferramentas mais poderosas que temos para resistir aos duros impactos de conflitos, mudanças climáticas, Covid-19 e crises diversas, como é o caso da insegurança alimentar e de outras circunstâncias de vulnerabilidade, a fim de renovar a esperança e a mudança neste Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, 8 de maio.

Segundo o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, “crises e desastres não pouparam praticamente ninguém nos últimos meses e atingiram mais duramente os mais vulneráveis. No entanto, nunca é preciso procurar muito para encontrar e se inspirar em atos de bondade”.

Em 8 de maio, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebra a dedicação, a compaixão, a coragem e o impacto de milhões de voluntários(as) e inúmeros outros que oferecem ajuda, cuidados e serviços que salvam vidas de pessoas em suas comunidades.

No Brasil, funcionários(as) e voluntários(as) da Cruz Vermelha estão sediados em 18 estados através de filiais e coordenações, apoiando a população através dos Ônibus da Vacinação e dos projetos de Cartões Humanitários, Volta às Aulas, Menina Ajuda Menina, Juntos Contra o Mosquito e mais.

“Grande ou pequeno, visível ou invisível, todo ato de bondade importa, traz esperança e gera mais bondade”, diz Júlio Cals. “Hoje, prestamos homenagem a todos aqueles indivíduos que ajudam desinteressadamente os outros em necessidade. Quando todas essas pequenas ações locais se multiplicam, o impacto pode ser enorme”.

O Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é composto pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e 192 Sociedades Nacionais com 14,9 milhões de voluntários(as). Estima-se que 1 em cada 524 pessoas no mundo seja voluntária da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho.

Elas são as socorristas da Covid-19, trabalhando incansavelmente para impedir a propagação do vírus e para apoiar os mais afetados. Estão no terreno em locais atingidos por desastres e conflitos, conduzindo à segurança, fornecendo primeiros socorros e distribuindo suprimentos essenciais. São pessoas que rotineiramente colocam os outros em primeiro lugar a serviço de suas comunidades. 

Juntos, a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho alcançaram 688 milhões de pessoas afetadas por desastres e outras emergências, 306 milhões com serviços de saúde, 126 milhões com água potável e saneamento melhorado e facilitaram 1,5 milhão de chamadas telefônicas e de vídeo entre famílias separadas por desastres, violências, conflitos ou quarentena, uma ligação a cada minuto do ano. 

Júlio Cals: “Nas piores situações, os funcionários e voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho continuam sendo a salvação para as comunidades locais, às vezes em risco para sua própria segurança. Eles nos lembram por que devemos investir em ações locais e nutrir a humanidade e a bondade”. 

“Todos os dias, os nossos colaboradores veem como a bondade alivia o sofrimento, traz conforto, ilumina os momentos mais sombrios e restaura a dignidade. Em meio a tantas dificuldades, perdas e incertezas, incentivamos as pessoas ao redor do mundo a acreditar no poder da bondade e a mantê-la”. 

Para a imprensa:

Cruz Vermelha Brasileira 

Ana Luiza Serrão, comunicacao@cvb.org.br 

Comitê Internacional da Cruz Vermelha 

Corinne Bahizi, cbahizi@icrc.org 

Diogo Alcântara, dalcantara@icrc.org 

Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho 

Anna Tuson, anna.tuson@ifrc.org 

Tommaso Della Longa, tommaso.dellalonga@ifrc.org 

 

 

 

 

Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link