Dirigida ao Governo da República Federativa do Brasil.
Rio de Janeiro, 8 de abril de 2020.
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, representado no Brasil pela Sociedade Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, preocupado com a situação humanitária decorrente da pandemia da COVID-19, reitera sua solidariedade e acompanhamento à população e do Estado Brasileiro em todos seus esforços nacionais, estaduais e municipais para evitar a propagação do vírus.
A Cruz Vermelha Brasileira, em seu papel auxiliar dos poderes públicos e, por meio de sua rede em território nacional, seus voluntários e pessoal técnico, está à disposição para apoiar as distintas ações de prevenção e contenção empreendidas pelo governo brasileiro. Assim como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a partir de seu mandato e acordo de Sede com o Estado, fortalece sua ação em prol do assessoramento às autoridades no país.
Esse apoio é oferecido sob a égide dos sete Princípios Fundamentais que regem o Movimento Internacional – Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade – de forma a garantir a ação estritamente humanitária focada em prevenir e aliviar o sofrimento humano.
Os membros internacionais do Movimento continuarão a fazer recomendações e a dar suporte técnico à Cruz Vermelha Brasileira para fortalecer e ampliar sua capacidade de resposta e apoio às autoridades em caso de ser requerida, em especial em um contexto de pandemia como o atual.
Reiteramos nosso compromisso de proteger a saúde, a vida e a dignidade humana por meio de ação humanitária pertinente, coordenada e segura junto às autoridades e ao sistema de Saúde, priorizando sempre a atenção às populações mais vulneráveis. Recebam nossos sinceros sentimentos de solidariedade e estima,