(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira participa de seminário na CBF

05/04/2017 Por: Jorge Velloso Fotos: Leonardo Ali

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Cruz Vermelha Brasileira participa de seminário na CBF (4)Representada pela presidente Rosely Sampaio, a Cruz Vermelha Brasileira participou, hoje, do Seminário de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela CBF Social, braço da confederação que cuida de projetos para a comunidade.

Cruz Vermelha Brasileira participa de seminário na CBF (3)Logo após as boas-vindas do secretário-geral da CBF, Walter Feldman, Rosely Sampaio fez um breve histórico sobre as atividades da centenária instituição de ajuda humanitária e falou da sua satisfação em poder promover uma “tabelinha com a CBF, para transmitir aos jovens brasileiros a importância de sermos cidadãos e torcedores solidários”.

Entre os palestrantes do Seminário estavam o ex-presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro, Siro Darlan e a advogada Thais Bauer, da Rede Certa, projeto para realização de oficinas em escolas públicas com crianças e adolescentes e distribuição de cartilha orientadora na prevenção ao tráfico de pessoas no futebol. Outro palestrante foi Carlos Nicodemos, advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2010, e vice-presidente do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em sua rápida fala antes dos palestrantes, o presidente nacional de médicos no futebol, Jorge Pagura, proferiu a frase que foi o principal fio condutor para os palestrantes: “quando o futebol fala, todos escutam”. Por isso, foi consenso que o esporte mais popular do mundo deve ir além das quatro linhas. Precisa aproveitar seu poder de difusão para também promover uma sociedade mais solidária.

Darlan e Nicodemos consideram que as leis brasileiras de proteção às crianças e adolescentes são adequadas. No entanto, as práticas precisam ser aprimoradas. Caso contrário, se as crianças não forem tratadas de forma integral, “não será possível construir uma sociedade justa e feliz”.

Foi dito ainda no seminário que, como terreno fértil para sonhos dos jovens e seus familiares, o futebol é uma grande fonte de desilusão e de aproveitamento de crianças e adolescentes que buscam o estrelato. Afinal, cerca 99% daqueles que desejam ingressar em um grande time de futebol não conseguem se firmar.

Thais Bauer afirmou que é necessário criar mecanismos de prevenção ao tráfico de crianças e adolescentes. Apesar das leis coibirem, o esporte, segundo disse, pode ser também encarado como uma forma de escravidão que atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano no mundo. Ela revelou que, depois das drogas e armas, o tráfego de pessoas é a terceira atividade ilícita mais rentável. Portanto, não são poucos os que se aproveitam do sonho de ascensão social que o futebol sugere.

Cruz Vermelha Brasileira participa de seminário na CBF (2)Nicodemos salientou que a rede de proteção aos jovens deve ser intensificada, com o incremento aos times femininos. Sobre o envolvimento da Cruz Vermelha Brasileira em ações sociais envolvendo o futebol, ele classificou como “muito importante, por conta do seu longo histórico em projetos sociais”.

Representante do ministério do Esporte, o coordenador-geral de defesa dos direitos do torcedor, Zé Silva Júnior, também presente ao evento, foi outro que saudou a participação da CVB. Ele considera que “com sua ampla experiência em trabalhos que promovem o bem-estar social, a instituição tem muito a contribuir”.

Organizador do seminário e gerente da CBF Social, Diogo Neto contou que deseja, em cerca de 30 dias, formalizar novos projetos em parceria com Cruz Vermelha Brasileira, tendo como foco torcedores e jovens.

Cruz Vermelha Brasileira participa de seminário na CBF (1)

Leia mais sobre: ,
Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link