(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira está no caminho certo, segundo Comitê de Cumprimento e Mediação

11/02/2017 Por: Jorge Velloso Fotos: Ronaldo Barroso

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

IMG_2816

No evento onde se prega exaustivamente a transparência, não poderia faltar a participação do Comitê de Cumprimento e Mediação (CCM) com a Cruz Vermelha Brasileira. No segundo dia da reunião que a instituição de ajuda humanitária realiza em Brasília, os mais de 130 representantes de filiais estaduais e municipais, além do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, ouviram do relator da CCM e vice-presidente da Cruz Vermelha da Alemanha, Volkmar Schön, que a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) “está no caminho certo para resolver seus problemas”.

Assim como Schön, o presidente da Cruz Vermelha de Honduras, José Juan Castro, o outro membro do CCM presente à reunião, também sente um “clima bem diferente” de quando o Comitê de Cumprimento e Mediação foi instaurado há quatro anos, por quebra de Integridade. Os dois elogiaram os esforços da atual gestão no fortalecimento da unidade, transparência, desenvolvimento de programas nacionais e um projeto de compliance, mas frisaram: “ainda há o que fazer”.

Em sua apresentação, Schön começou definindo integridade como o “ponto em que as Sociedades Nacionais e a Federação Internacional possuem a vontade e capacidade de agir no prosseguimento dos respectivos objetivos, políticas e normas declarados, em consonância com os Princípios Fundamentais do Movimento”.

Schön explicou que entre os problemas de integridade estão: violação de um ou mais dos sete Princípios Fundamentais e a não adesão aos estatutos do Movimento; estatutos que não refletem ou não são implementados de acordo com os Princípios; integridade de indivíduos na Sociedade Nacional relacionada ao uso de recursos e autoridade; interferência política e/ou administrativa nos assuntos da Sociedade Nacional; questões relacionadas com a performance da liderança e gerência financeira da Sociedade Nacional e a integridade operacional, ou seja, a maneira como a Sociedade Nacional desempenha suas atividades.

Antes de fazer reflexões sobre os problemas enfrentados e indicar caminhos para se obter sucesso em futura auditoria, o relator do CCM ratificou muito do que foi falado no primeiro dia da reunião. Ele frisou a importância da transparência e como o mau comportamento de uma filial, ainda que seja de um pequeno município, pode refletir em toda a Sociedade Nacional e até no Movimento Internacional. “O mecanismo de compliance se tornou importante na última década porque a comunicação e o mundo mudaram”. Ele lembrou que, antes, o que acontecia na Cruz Vermelha da Alemanha era só problema deles. Hoje, é problema de todos.

Um dos exemplos utilizados pelo relator do CCM de como tudo está interligado foi a redução das doações para a Cruz Vermelha americana após a publicação, por um jornal dos Estados Unidos, de uma notícia negativa sobre a Cruz Vermelha do Haiti, ano passado. “Já passou o tempo de se dizer isso é um problema local. Somos uma unidade. Tudo afeta a todos”.

Leia mais sobre: ,
Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link