(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira e Prefeitura de Governador Valadares no combate à febre amarela

20/06/2017 Por: Secretaria de Comunicação e Mobilização Social de Governador Valadares Fotos: Leonardo Ali

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Cruz Vermelha Brasileira e Prefeitura de Governador Valadares no combate a febre amarela (3)

A aula na tarde desta terça-feira (20) na Escola Municipal Ivo de Tassis no bairro Turmalina foi um pouco diferente. É que representantes da equipe nacional de intervenção da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) estiveram na instituição de ensino para realizar um trabalho no combate à febre amarela.

Assim, através de jogos e brincadeiras os alunos foram levados a pensar sobre o assunto e mudar hábitos e comportamentos. “É de forma lúdica que tentamos estimular crianças e comunidade para se tornarem multiplicadores de informação”, ressaltou Rozana Ribeiro, coordenadora do projeto.

Para Jane Freitas, vice-diretora da escola, ações como esta fomentam novos modos de agir e pensar em toda comunidade. “O processo de integração nas áreas de saúde e educação é muito importante na formação de consciência, assim novas posturas surgem de forma natural, pois há conhecimento da realidade como um todo”, revelou.

A ação faz parte de um projeto da Cruz Vermelha Brasileira que está sendo realizado em cidades/locais com altos índices de infestação do mosquito e consideradas mais vulneráveis. A equipe já passou pelo Espírito Santo e pelas cidades mineiras de Caratinga, Teófilo Otoni, Poté, Novo Cruzeiro, Setubinha, Ladainha e Itambacuri.

Em Valadares, as ações foram direcionadas ao público estudantil e também aos profissionais de saúde. A Cruz Vermelha trabalha com o uso de um aplicativo chamado ODK, que substitui os antigos formulários. E a Prefeitura se interessou em difundir essa ideia na cidade. Com o uso deste aplicativo, que é uma poderosa ferramenta de coleta de dados precisos e em tempo real, é possível, por exemplo, identificar quem tomou ou não vacina.

Cruz Vermelha Brasileira e Prefeitura de Governador Valadares no combate a febre amarela (1)

Nessa terça, pela manhã, no auditório da FIEMG, foi realizada uma capacitação direcionada a 81 servidores do município, que aprenderam a utilizar e trabalhar com a ferramenta ODK para coleta de dados e entrevistas domiciliares. À tarde, 20 destes servidores fizeram o primeiro teste de utilização do ODK. Amanhã, toda a turma, dividida em dois turnos, vai realizar as atividades práticas no bairro Turmalina. O objetivo é, posteriormente, estender o trabalho para outras comunidades mais afetadas.

Cruz Vermelha Brasileira e Prefeitura de Governador Valadares no combate a febre amarela (2)

Leia mais sobre: , ,
Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link