(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira arrecada doações para vítimas de enchentes na Bahia

29/12/2021 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No Brasil, a região sul do estado da Bahia foi atingida por fortes chuvas e enchentes, deixando mais de 300 mil pessoas afetadas em dezembro. Desde o início do mês, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) está com uma equipe no local, avaliando necessidades e organizando doações.

Mais de 15 toneladas de donativos já foram enviados à localidade, entre roupas, absorventes, kits de primeiros socorros e mais. A expectativa é que mais itens sejam enviados nos próximos dias. Um total de 150 toneladas de doações já está preparado para envio.

Foram identificadas a necessidade urgente de água potável e limpa, roupas de cama e colchões, produtos de higiene menstrual e alimentos para a população afetada.

Neste cenário, quatro aviões de apoio humanitário da CVB foram enviados à Bahia, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Latam. Os municípios de Medeiros Neto, Itamaraju e Prado foram apoiados e outras cidades do extremo sul estão no cronograma para as próximas ações.

Atualmente, a equipe da Cruz Vermelha no local conta com sete pessoas em diferentes áreas, como Gestão de Riscos e Desastres, Logística, Primeiros Socorros e Apoio Psicossocial. A previsão é que a Cruz Vermelha Brasileira continue apoiando o estado até março de 2022.

Segundo o presidente nacional da instituição, Júlio Cals, é necessário que haja uma união solidária pelo país para levar, cada vez mais, ajuda às vítimas. “Precisamos do seu apoio, é um momento crucial no qual milhares de famílias estão precisando de amparo”.

Os valores arrecadados estão sendo usados para apoiar as atividades da instituição e ajudar as demandas recebidas pelas equipes na gestão do desastre, como Governo Federal, Estadual e Municipal, além da Defesa Civil e das filiais que atuam localmente.

Fundo de Emergências para Desastres

Com apoio da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC, sigla em inglês), a Cruz Vermelha Brasileira conseguiu ainda a aprovação de um Fundo de Emergência para Desastres (DREF, sigla em inglês), que visa a distribuição de mais donativos a, em média, 3.250 pessoas afetadas na região.

Com a ativação da DREF por meio do IFRC, a Cruz Vermelha Brasileira está em processo de assistência a mais de 600 famílias no extremo sul, com fornecimento de roupas de cama (colchões e cobertores), bem como distribuição de dinheiro  para necessidades mínimas de alimentos.

Além disso, estratégias de saúde foram estabelecidas para monitorar surtos de diarreia e influenza e, como medida paliativa, está prevista a distribuição de filtros para aumentar a qualidade da água, bem como ações de atenção primária à saúde e fornecimento de equipamentos de proteção individual contra a Covid-19.

734EDE33-4C12-42BF-A8BE-128E41A5597E

Desde setembro, a Cruz Vermelha Brasileira vem atuando no estado, com a doação de mais de 700 cartões alimentação para o combate à insegurança alimentar e a doação de mais de 150 mil itens de saúde, a fim de conter os impactos da pandemia.

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das mais de 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Sobre a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Toda a assistência da IFRC visa aderir ao Código de Conduta do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e Organizações Não Governamentais (ONGs) em Assistência a Desastres e a Carta Humanitária e Padrões Mínimos em Resposta a Desastres na prestação de assistência ao máximo vulnerável. A visão da IFRC é inspirar, encorajar, facilitar e promover em todos os momentos todas as formas de atividades humanitárias pelas Sociedades Nacionais, com vistas a prevenir e aliviar o sofrimento humano e, assim, contribuir para a manutenção e promoção da dignidade humana e da paz no mundo.

Doe e nos ajude a salvar vidas!

Caixa Econômica Federal – 104

Agência: 2123

Conta: 5613

Operação: 003

Pix (E-mail)

parcerias@cvb.org.br

Paypal (Internacional)

https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=M9TBDZH8E8L8A

73E80CE0-A493-4FD4-A557-A8F21CB6AD1F

Mais informações

Imprensa

comunicacao@cvb.org.br

Doações e parcerias

parcerias@cvb.org.br

Redes Sociais

Instagram: @cruzvermelhabrasileira

Facebook: Cruz Vermelha Brasileira

Twitter: @cruzvermelha

Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link