(Português do Brasil) Sofisticado ataque cibernético afeta dados de 500 mil pessoas coletados pela Cruz Vermelha e pelo Crescente Vermelho

21/01/2022 Internacionais Por: Comunicado de Imprensa

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Genebra (CICV) – Esta semana, um ataque cibernético sofisticado foi detectado contra servidores que hospedam informações mantidas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O ataque teve como alvo os dados pessoais e informações confidenciais de mais de 515.000 pessoas altamente vulneráveis, incluindo pessoas separadas de suas famílias devido a conflitos, desastres ou migração, pessoas desaparecidas e suas famílias e pessoas detidas. Os dados vêm de pelo menos 60 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em todo o mundo.

O que mais preocupa o CICV são os riscos potenciais desse ataque – especialmente a divulgação de informações confidenciais – às pessoas que as organizações da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho procuram proteger e ajudar, bem como suas famílias. Quando uma pessoa desaparece, sua família e amigos experimentam intensa angústia e incerteza.

“Um ataque aos dados de pessoas desaparecidas aumenta a angústia e o sofrimento de seus familiares. Estamos todos consternados e perplexos com este ataque que afetou as informações coletadas para fins humanitários”, disse o diretor-geral do CICV, Robert Mardini. “Este ataque cibernético deixa muitas pessoas vulneráveis, que já precisam de assistência humanitária, em risco ainda maior”.

O CICV não tem informações imediatas sobre quem realizou o ataque cibernético, que teve como alvo uma empresa na Suíça que o CICV contratou para armazenar dados. Nada indica, por enquanto, que as informações obtidas tenham vazado ou sido divulgadas na esfera pública.

“Não sabemos quem executou este ataque ou por quê, mas temos algo a pedir a eles”, disse Mardini. “Suas ações podem causar mais danos e dor a pessoas que já passaram por um sofrimento inimaginável. As pessoas reais, as famílias reais às quais pertencem as informações que agora possuem, estão entre as menos poderosas do mundo. Por favor, faça a coisa certa. Por favor, não divulgue, venda, vaze ou use esses dados.”

O CICV, junto com toda a rede de organizações da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, administra um programa chamado Restoring Family Links, que visa reunir familiares separados por conflitos, desastres ou migração. Devido a este ataque, fomos forçados a desligar os sistemas usados para esse programa, o que afeta a capacidade do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho de reunir familiares separados. Estamos trabalhando contra o relógio para encontrar soluções alternativas que nos permitam continuar realizando esta atividade vital.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho ajuda a reunir uma média de doze pessoas por dia com suas famílias. Isso significa que todos os dias há doze famílias que têm a alegria de se reencontrar. Ataques cibernéticos como esse prejudicam essa tarefa essencial”, disse Mardini. “Nós levamos este ataque muito a sério. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros do setor humanitário em todo o mundo para entender o escopo desse incidente e tomar as medidas apropriadas para proteger nossos dados no futuro”.

Mais informações
Crystal Wells, CICV Genebra, cwells@icrc.org, tel.: +41 79 642 80 56
Ewan Watson, CICV Genebra, ewatson@icrc.org, tel.: +41 79 244 64 70
Elizabeth Shaw, CICV Washington, D.C., egormanshaw@icrc.org, tel.: +1 202 361 1566

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link