(Português do Brasil) Projeto Zika Brasil recebe elogios em encontro na Federação Internacional

13/12/2016 Por: Jorge Velloso Fotos: FICV

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

img_0595 O projeto Zika Brasil, desenvolvido pela Cruz Vermelha Brasileira (CVB), foi dos mais elogiados no encontro promovido, no Panamá, pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho com as 12 Sociedades Nacionais que participaram do combate ao aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo mosquito. O relato, na solenidade de comemoração dos 108 anos da CVB, foi do gerente de projetos nacionais da instituição, Oscar Zuluaga, um dos quatro brasileiros que participaram da reunião na América Central.

Com apoio da Federação Internacional e das Filiais Estaduais e Municipais, o Projeto Zika Brasil foi desenvolvido pela CVB em 10 estados e 36 municípios brasileiros. Foram capacitados 2.119 voluntários. Em mutirões de limpezas, visitas à escolas, residências, profissionais do sexo e jovens privados de liberdade foram distribuídos mais de 25 mil preservativos e 100 mil repelentes. Também foram distribuídos quase 54 mil folhetos informativos sobre a doença.

Na apresentação do evento intitulado “Resposta ao Zika na América Latina: A Experiência da Cruz Vermelha”, a CVB informou que também foram produzidos seis vídeos explicativos. Através do conteúdo veiculado nos sites e mídias sociais da instituição, além das matérias produzidas pelos veículos tradicionais, foram alcançadas mais de 315 mil pessoas. Tomando como base as projeções iniciais, o resultado final indicou índice de 98% da população direta pretendida e de 149% das pessoas acessadas indiretamente.

img_0597

O projeto de combate ao mosquito nas Américas teve início após o relato de inúmeros casos das doenças causadas pelo mosquito, além de microcefalia e outros distúrbios neurológicos no Brasil. Em outros países da região também houve um espantoso aumento de relatos da síndrome de Guillain-Barre.

Diante dessa sequência de eventos, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho lançou um apelo internacional para responder às emergências causadas pelos vírus transmitidos pelo mosquito. Um dos objetivos principais do encontro no Panamá foi fortalecer o trabalho das Sociedades Nacionais e da Federação, através da revisão e troca de informações sobre ações e resultados de cada país.

Leia mais sobre: , ,
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link