(Português do Brasil) Projeto Florescer da Cruz Vermelha Brasileira entrega 3 mil kits de combate à pobreza menstrual em comunidades do Rio de Janeiro

22/07/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

IMG_3611

Os kits do Projeto Florescer são montados com absorventes, álcool em gel e desinfetantes 

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) – em parceria com as filiais do Rio de Janeiro e Japeri e com as ONGs Voz das Comunidades e Criar e Transformar – beneficia 3 mil pessoas com kits de combate à pobreza menstrual em comunidades localizadas na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23 de julho, com informações detalhadas abaixo. O projeto Florescer, iniciativa do departamento nacional de Juventude da CVB, visa levar dignidade menstrual à população e conscientizar sobre essa temática. 

Para a coordenadora nacional de Juventude da CVB Agatha Brito, que também é chefe de gabinete nacional, falar sobre dignidade menstrual é falar sobre vulnerabilidade física, emocional e econômica. “Há a falta de acesso a banheiros, saneamento básico, protetores menstruais e informações seguras sobre o próprio corpo. Nesse caso, ter um absorvente descartável se torna um artigo de ‘luxo’ não só para meninas e mulheres, mas também para homens transexuais e pessoas não binárias”. 

Os kits do projeto Florescer são montados com absorventes, álcool em gel e desinfetantes, com o apoio de voluntários e voluntárias da filial estadual da CVB no Rio de Janeiro. E a entrega com o Voz das Comunidades será dividida em três dias: no dia 21, serão distribuídos 150 kits; no dia 28, 488 kits e no dia 29 de julho, também 488 kits. Essas ações também contarão com entregas de cestas básicas e da campanha do agasalho. 

Já no dia 22, a filial da CVB em Japeri vai entregar 750 kits na Comunidade das Casinhas; e no dia 23 a ONG Criar e Transformar vai receber e repassar 1.125 kits nas Comunidades do Aço, Urucrania, João XXIII e Sepetiba, onde cada local de entrega contará com um ponto específico para as beneficiárias e beneficiários buscarem os seus kits. Essas pessoas já foram previamente comunicadas pelas próprias ONGs locais.

IMG_3632

O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, o qual participou da criação do nome do projeto Florescer, relata que essa ideia surgiu a partir de um olhar humanitário e sensível para essa problemática no país. “O nome do projeto foi escolhido com muita sensibilidade a todo processo de ciclos e dor que todo esse momento causa em um contexto geral por toda sua vulnerabilidade”, explica. 

“Florescer é brilhar em meio a dor. Renascer a cada instante mesmo após uma luta. Se refazer e transmutar a cada ciclo de nossas vidas e conquistas… florescer é a esperança de tempos melhores e de um mundo melhor para cada pessoa, sem distinção de gênero ou orientação sexual, que todos tenham a oportunidade de aflorar e crescer dignamente”, complementa o presidente. 

Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas e outras 713 mil não têm banheiro ou chuveiro em suas casas, o que inclui a falta de acesso a absorventes e sabonetes. Os dados são da pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, lançada em maio de 2021. 

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira 

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 192 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. 

Projeto Florescer 

21 de julho de 2022

Parceria: Voz das Comunidades 

Local: Favelinha da Skol  

Horário: 14 horas  

Kits: 150 

22 de julho de 2022

Parceria: Filial Municipal da CVB em Japeri 

Local: Rua Projetada 10, QD T CS 01, Comunidade Chacrinha, Japeri 

Horário: 10 horas 

Kits: 750 

23 de julho de 2022

Parceria: ONG Criar e Transformar 

Local: Comunidades do Aço, Urucrania, João XXIII e Sepetiba 

Horário: a partir das 10 horas 

Kits: 1.125 

28 de julho de 2022

Parceria: Voz das Comunidades 

Local: Favelinha da Skol 

Horário: 19 horas  

Kits: 488 

29 de julho de 2022

Parceria: Voz das Comunidades 

Local: Favelinha da Skol 

Horário: 10 horas  

Kits: 488 

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

cURL error 7: Failed to connect to 2a03:2880:f205:2c4:face:b00c:0:43fe: Network is unreachable

close-link