(Português do Brasil) Para combater insegurança alimentar pelo Brasil, Cruz Vermelha fornece cartão alimentação a 920 famílias

06/10/2021 Por: Ana Luiza Serrão Fotos: André Benício

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Cartão Alimentação

Em meio a circunstâncias de fome e de insegurança alimentar potencializadas pela pandemia do novo coronavírus, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) irá beneficiar aproximadamente 920 famílias vulneráveis com um cartão alimentação em pelo menos três estados da Federação: Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

O repasse de verbas foi financiado pela Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC, em inglês) no total de 80 mil francos suíços ou 471 mil reais em média, a depender da cotação diária. A iniciativa, que surgiu em junho de 2021, fornecerá R$ 500 fracionado em dois meses a pessoas de baixa renda assistidas pelo órgão.

A seleção feita pela CVB, em parceria com secretarias de assistência social locais, inclui mães provedoras do lar, famílias com mais de quatro pessoas sob o mesmo teto ou vivendo em estruturas precárias, como a falta de saneamento básico. Essa população receberá ainda orientações nutricionais.

A ação integra a Operação Estamos Prontos da instituição, iniciada no mês de março do ano passado, e já estava realizando outros trabalhos direcionados à segurança alimentar, com entregas de refeições quentes e de cestas básicas a grupos em situação de vulnerabilidade, com base em um estudo detalhado das necessidades enfrentadas.

Segundo o presidente da CVB, Júlio Cals, a atividade surgiu após um longo planejamento por meio de avaliações de viabilidade. “Nós sabemos que a população brasileira tem enfrentado diversas dificuldades durante a pandemia e notamos a necessidade de atuar ainda mais no enfrentamento à fome e à insegurança alimentar no País”.

Neste sentido, as filiais da Cruz Vermelha Brasileira ponderaram critérios dos impactos pandêmicos, especialmente com análises de riscos e especificidades do público alvo a ser atendido.

No mês de outubro, os estados do Ceará e do Maranhão foram os primeiros a receberem os cartões de alimentação, iniciando a sua distribuição. Já em novembro será a vez do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal.

No Ceará, a previsão é de atender 249 famílias em Caucaia, Itapipoca, Uruburetama, Palhano e Tejuçuoca. Em relação ao Maranhão, serão fornecidos cartões a 200 famílias em São Luís, entre os bairros São Francisco, Vila Palmeira, Coroadinho, Barreto e Balsas.

No Rio Grande do Norte é estimado que 220 pessoas sejam contempladas nas cidades de Natal, Ceará Mirim, Currais Novos e Mossoró. Já no Distrito Federal serão 240 famílias nos bairros Sol Nascente e Favelinha.

Leia mais sobre:
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link