(Português do Brasil) Para apoiar PL sobre isenção de tributos de medicamentos e ajudar pessoas vulneráveis, Cruz Vermelha Brasileira cria abaixo-assinado e pede suporte da população

24/03/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

CVB-24_03-ABAIXO-ASSINADO-PL---CVB_1200x675

Inúmeros remédios, com meses de validade, são incinerados pela indústria farmacêutica, enquanto que, diariamente, pessoas morrem por acesso limitado a medicamentos

Assine: https://chng.it/sfrZdrQNdt

Visando ampliar a ajuda humanitária pelo país, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) tem lutado a favor do Projeto de Lei (PL) Nº 4.719/2020, criado pelo deputado General Peternelli, que compõe a Frente Parlamentar em Defesa da Cruz Vermelha, para alcançar a isenção de Tributos Federais – nos termos do Código Tributário Nacional – na doação de medicamentos a entidades reconhecidas como de utilidade pública.

Todos os anos, inúmeros remédios, com pelo menos meses de validade, são incinerados pela indústria farmacêutica, enquanto que, diariamente, pessoas morrem por acesso limitado a medicamentos. Para ajudar a amenizar essa situação, o PL estabelece a isenção dos Tributos Federais para incentivar os laboratórios farmacêuticos a doarem essas unidades.

O Projeto de Lei estabelece os seguintes requisitos: o medicamento deve ser doado para entidade classificada como de utilidade pública pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a entidade beneficiária da doação deve estar regular com os registros e as autorizações dos órgãos de fiscalização competentes; e os medicamentos doados devem estar dentro do prazo de validade.

Neste sentido, a Cruz Vermelha Brasileira pede o apoio da população para integrar este abaixo-assinado e, assim, ajudar cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visto que está previsto que esses medicamentos, ao serem recebidos, só podem ser utilizados sem fins lucrativos e para atividades assistenciais.

A proposta se harmoniza ainda com o disposto no artigo 196 da Carta Magna, segundo o qual: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

A Cruz Vermelha Brasileira conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) nessa luta.

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link