(Português do Brasil) Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira acompanha atividades de combate ao coronavírus no norte do país

06/07/2020 Por: Rayanne Mello Fotos: Divulgação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira representado pela coordenadora nacional de Programas Humanitários e Apoio Psicossocial, Marcelle Motta e pela coordenadora nacional de Educação e Saúde, Rozana Ribeiro, esteve no mês de junho na região norte do país para acompanhar as reuniões e atividades desenvolvidas pelas filiais locais diante da pandemia de COVID-19.

Na chegada ao Pará no dia 22 de junho, a coordenação técnica participou de uma reunião com a presidência e os coordenadores de departamentos com o objetivo de alinhar a agenda de atividades e falar sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela filial no âmbito do novo coronavírus.

No dia 23, a filial do Pará realizou atividades no município de Bragança e atendeu uma comunidade em situação de vulnerabilidade social que vive próxima a um lixão. Cerca de 40 famílias que residem nessa comunidade foram atendidas com distribuição de 387 sabonetes, além disso, essas famílias receberam orientação em educação e saúde para fortalecer a prevenção contra a COVID-19.

Na quarta-feira (24), através da campanha “Estamos Prontos” em parceria com a Central de Movimentos Populares – CMP, foi realizada uma ação social com entrega de cestas básicas onde 287 famílias foram beneficiadas. A equipe técnica do OC participou das atividades durante os dias de visita técnica. As localidades atendidas foram: Murucutum, Piriquitaquara e Cacal. A Cruz Vermelha Brasileira filial do Pará tem recebido apoio da UNICEF, SEBRAE e sociedade civil, para dar continuidade nas ações humanitárias em outras comunidades vizinhas no município Ilha do Combú.

A campanha “Estamos Prontos” já beneficiou no Pará a população dos municípios de Belém, Soure, Bragança, Castanhal, Marapanim, Cametá, Abaetetuba, Mauá, Carapajó e Ilhas de João Pilatos e Combú.

Já na chegada em Manaus, no dia 25 de junho, mais uma vez, houve o alinhamento da agenda de ações com o presidente Julio Cals. Na sexta-feira (26) foi realizada a entrega de kits de EPI Nestlé e sabonetes Natura na Unidade Básica de Saúde Lourenço Borghi e na UBS Áugeas Gadelha.

Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira acompanha atividades de combate ao coronavírus no norte do país (2)

Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira acompanha atividades de combate ao coronavírus no norte do país (4)

Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira acompanha atividades de combate ao coronavírus no norte do país (1)

Em 27 de junho, as coordenadoras realizaram o auxílio humanitário nas comunidades indígenas da Etnia Mura, município de Careiro da Várzea. Foram entregues pela instituição alimentos não perecíveis, purificadores de água e kits de higiene para a população, além de medicamentos e kits de EPIs para serem utilizados pelos profissionais de saúde. Os itens também foram distribuídos no município de Manacapuru. Voluntários estiveram presentes para as orientações, atendimentos e apoio.

Em Roraima, com a presença da coordenadora nacional de Restabelecimento de Laços Familiares, Tayná Rodrigues, as coordenadoras participaram de reuniões institucionais com a Organização Internacional Para Migrações (OIM) na terça-feira (30), na quarta-feira com o Auto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e encerrando a série de visitas, no dia 03 se reuniram com o Médico sem Fronteiras (MSF), com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) e por fim com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link