(Português do Brasil) Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho pede ajuda de 800 milhões de francos suíços para ajudar as pessoas mais vulneráveis do mundo na luta contra o COVID-19

26/03/2020 Por: Movimento Internacional da Cruz Vermelha Fotos: Movimento Internacional da Cruz Vermelha

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

vcsPRAsset_3304127_119953_e26eade4-569b-4bab-bd55-fc71361898bd_0Genebra , 26 de março de 2020 – O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho lançou nesta quinta-feira um apelo emergencial revisado de 800 milhões de francos suíços (823 milhões de dólares) para ajudar as comunidades mais vulneráveis do mundo a parar a propagação do COVID-19 e recuperar-se de seus efeitos.  

Embora o COVID-19 já seja uma pandemia global, ainda é possível reduzir sua disseminação e o número de vidas perdidas melhorando o acesso a recursos críticos.

O presidente do IFRC, Francesco Rocca, disse: “Esta pandemia está colocando em risco sistemas de saúde inteiros, e a situação vai piorar em lugares onde esses são fracos ou inexistentes. Uma forte resposta da comunidade é fundamental para parar o vírus. O COVID-19 afeta a todos igualmente, mas os migrantes e os deslocados, os desabrigados e os que estão em áreas propensas a desastres estão entre os mais expostos à infecção, menos capazes de acessar cuidados de saúde e mais impactados pela perda de renda. Eles não devem ser esquecidos. Devemos reforçar o apoio aos nossos voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho que estão na linha de frente dessa resposta.”

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho consiste em três partes: o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e 192 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

– O IFRC está apelando para 550 milhões de francos suíços (566 milhões de dólares) para apoiar as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho na área da saúde, preposicionamento de bens, comunicação de risco, lições aprendidas com a rede global de respondentes locais, subsídios em dinheiro para famílias e impactos mitigadores de grandes surtos). Dos 550 milhões de francos suíços, 150 milhões de francos suíços são para a IFRC apoiar as Sociedades Nacionais em necessidade, enquanto os 400 milhões de francos suíços restantes serão levantados pelas Sociedades Nacionais internamente.

– O CICV está apelando para 250 milhões de francos suíços (256 milhões de dólares americanos) para responder em locais de conflito e violência, para apoiar instalações médicas e locais de detenção, conter a disseminação e garantir o acesso médico para pessoas deslocadas e detidos, e apoiar as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em sua resposta.

O presidente do CICV, Peter Maurer, disse: “A comunidade internacional deve aumentar o apoio agora às comunidades desprovida de recursos aleijadas por conflitos, ou correr o risco de permitir que outra catástrofe humanitária se desenvolva em cima das inúmeras outras comunidades devastadas pela guerra ter suportado. Vírus não conhecem fronteiras; este é um problema global que só será resolvido pela ação global.”

O trabalho já realizado pelo Movimento inclui apoio às Sociedades Nacionais para aumentar seus serviços de saúde, engajamento comunitário e atividades de preparação pandêmica para populações vulneráveis. Isso inclui o reforço do fornecimento em instalações médicas, a ampliação dos programas de saneamento e prevenção de doenças, inclusive nos locais de detenção, e a mitigação do impacto socioeconômico do surto, garantindo que as comunidades mantenham o acesso aos serviços básicos. Também será fornecido suporte aos Estados para implementar as diretrizes da OMS para detectar o COVID-19 precocemente, isolar e tratar casos e rastrear contatos.

Ambas as organizações alertam que a rápida disseminação global da pandemia requer uma abordagem coordenada e em toda a sociedade, incluindo financiamento e apoio em todos os níveis estaduais e nacionais. Os impactos do COVID-19 serão sentidos em todos os lugares, mas as pessoas mais vulneráveis estão em risco especialmente alto. Governos, indivíduos, comunidades, instituições e doadores devem trabalhar juntos em todos os níveis para mitigar os impactos devastadores da crise de saúde.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo. Seus voluntários e funcionários comunitários ajudam as pessoas mais vulneráveis do mundo, incluindo aquelas que vivem em países com sistemas de saúde e bem-estar social sem recursos; pessoas se recuperando de desastres recentes; migrantes e deslocados; aqueles em zonas de conflito e que enfrentam violência contínua; pessoas em favelas urbanas; detentos; e pessoas que sofrem do impacto socioeconômico do COVID-19.

Leia mais sobre: ,
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link