(Português do Brasil) Ibama e Cruz Vermelha Brasileira fecham parceria para fortalecer atuação em emergências ambientais

28/04/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O objetivo da cooperação é compartilhar conhecimentos e práticas entre as entidades

Nessa quarta-feira (27), a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fecharam um acordo de cooperação para fortalecer o intercâmbio de dados, experiências e capacitações entre as organizações, que sejam de interesse institucional, sem o envolvimento de repasses de recursos financeiros de qualquer natureza entre as partes. A solenidade aconteceu na sede do Ibama em Brasília, no Distrito Federal. 

O objetivo da parceria é compartilhar conhecimentos e práticas entre os órgãos no que tange à educação ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais, resgate de vida silvestre e emergências ambientais de modo geral, além de capacitar agentes ambientais, brigadistas e grupo de voluntariado em primeiros socorros, bem como de apoiar, quando solicitado, operações ambientais de diferentes âmbitos. 

Segundo Samuel Vieira de Souza, diretor de proteção ambiental do Ibama, a parceria irá permitir o melhor apoio às populações atingidas e a melhor preparação de servidores que atuam em desastres. “É uma satisfação muito grande, há bastante tempo nós queríamos ter essa maior interação com a Cruz Vermelha”, por conta da expertise e da capilaridade que a instituição humanitária possui no país, conforme afirma Vieira de Souza. 

O presidente nacional da CVB, Júlio Cals, comenta a importância da união da sociedade civil, do terceiro setor e de órgãos públicos em prol da ampliação da ajuda humanitária pelo país. “A nossa parceria com o Ibama foi firmada para ajudar as atividades humanitárias relacionadas também à preservação e à conservação ambiental, afinal cuidar do meio ambiente é crucial para o bem-estar das pessoas, e nós cuidamos e atenuamos o sofrimento das pessoas”. 

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link