(Português do Brasil) Edital de convocação de assembleia geral específica para eleição do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – CEPD

30/03/2017 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Cruz Vermelha Brasileira Filial no Maranhão realizará fórum específico para escolha de entidades da Sociedade civil organizada para comporem o Conselho Estadual de Políticas sobre drogas – CEPD, em conformidade com o parágrafo o § 2° do art 4º da Lei nº 10.492, de julho de 2016. Nestes termos,

RESOLVE:

Convocar a tornar pública a abertura do processo de escolha dos representantes da Sociedade Civil Organizada, para comporem o CEPD, que serão eleitas em assembleia específica para esta finalidade, nos termos deste edital e da legislação pertinente (Lei nº 10.492, de julho de 2016).

 

  1. DAS NORMAS GERAIS

De acordo com o § 2° da lei nº 10.429/16, a sociedade civil será representada por cinco membros titulares e seus suplentes, indicados por entidades das áreas de intervenção, segmento, movimentos ou grupos, tais como: juventude; criança e adolescente; igrejas; pastorais sociais; comunidades terapêuticas; conselhos profissionais; sindicato e associações; população em situação de rua.

 

  1. DA HABILITAÇÃO DAS ENTIDADES AO PROCESSO ELEITORAL

Poderão se inscrever como candidatos a conselheiros e/ou delegados votantes, entidades, movimentos ou grupos que atuem diretamente no campo das politicas sobre drogas, junto a um dos seguintes segmentos: juventude; criança e adolescente; igrejas; pastorais sociais; comunidades terapêuticas; conselhos profissionais; sindicato e associações; população em situação de rua;

Devendo apresentar junto a comissão eleitoral, os documentos: formulário de inscrição (Anexo 1); Documento comprobatório de atuação emitido pelo conselho municipal de Políticas sobre drogas ou equivalentes no município de atuação e/ou CNPJ.

Cada instituição, movimento ou grupo somente poderá se inscrever em um único segmento, ficando sujeita a eliminação em qualquer uma das inscrições procedida pela comissão eleitoral.

No ato da inscrição, a instituição, movimento ou grupo, já deverá indicar seu representante, candidato a conselheiro, e um delegado, para em seu nome votar.

Documentação dos candidatos a conselheiro: documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de residência) e documento comprobatório carimbado e assinado pelo (a) seu (sua) dirigente legal, conforme anexo 2.

Documentação dos delegados: documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de residência) e documento comprobatório de delegação carimbado e assinado pelo (a) seu (sua) dirigente legal, conforme anexo 3.

 

  1. OBJETIVO

Realização de Assembleia Específica, para eleição de conselheiros, representantes das entidades da sociedade civil, que deverão compor o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – CEPD/MA.

 

  1. DAS INSCRIÇÕES

A habilitação das entidades, movimentos e grupos ao processo eleitoral será feita de acordo com os requisitos previstos neste regulamento e dentro do período designado neste edital.

4.1 Período de inscrição

As inscrições serão efetuadas no período de 06 a 16 de abril de 2017.

4.2 Horário de inscrição

As inscrições poderão ser efetuadas das 09h00min às 17h00min.

4.3 Local das inscrições

O local das inscrições será na sede Estadual da Cruz Vermelha Brasileira, localizada à Av. Getúlio Vargas nº 47, Monte Castelo – São Luís – MA.

As inscrições podem ser feitas, também, via correios, sendo considerados inscritos somente os candidatos cuja documentação seja recebida dentro do prazo previsto neste Edital, não se responsabilizando a Cruz Vermelha Brasileira – Maranhão por eventuais atrasos ou extravio da documentação. É de responsabilidade da Entidade, movimento ou grupo (candidata ou votante) que a documentação seja entregue até o último dia da inscrição, na sede da Cruz Vermelha – Maranhão, A inscrição que chegar após a data definida no item 4.1 deste Edital não será aceita.

4.4 Prazo para indeferimento de inscrição, pela Comissão Eleitoral

As inscrições que não estiverem de acordo com o edital serão indeferidas, até dia 18 de abril de 2017, pela Comissão Eleitoral.

4.5 Prazo para recursos administrativos à Cruz Vermelha Brasileira nos casos de indeferimento de inscrições.

Os recursos administrativos serão aceitos no período de 19 a 21 de abril de 2017, pela Comissão de inscrição, na sede da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Maranhão.

4.6 Prazo para decisão de recursos de inscrição indeferida

A decisão final dos recursos que deram entrada no prazo acima citado será informada dia 22 de abril de 2017 no site https://www.cruzvermelha.org.br/

4.7 Prazo para regularização da inscrição

O prazo para a regularização da inscrição, pela requerente, será de 2 (dois) dias úteis a partir da decisão final dos recursos aceitos pela Comissão Eleitoral.

4.8 Divulgação e publicação final das inscrições deferidas e indeferidas. 

A divulgação e publicação das Entidades, movimentos ou grupos, que estarão aptas a concorrer e votar durante o pleito será dia 25 de abril de 2017.

4.9 Prazo para impugnações de candidaturas, apresentadas por escrito, fundamentadas e com impugnante devidamente identificado.

O prazo para impugnações de candidaturas será de 01 útil dia após a divulgação das Entidades, movimentos ou grupos habilitados a concorrerem e votarem durante o pleito.

4.10 Prazo para a decisão das impugnações de candidaturas

A decisão final sobre as impugnações será divulgada dia 27 de abril de 2017. https://www.cruzvermelha.org.br/

4.11 Data de realização da Assembleia para eleição.

A Assembleia para eleição de conselheiros, representantes da sociedade civil, para composição do CEPD será dia 29 de abril de 2017.

4.12 Horário da eleição

O horário do início da eleição será às 10h00min, com tolerância de 15 min.

4.13 Local da Eleição

A Assembleia de eleição será realizada no Instituto Federal do Maranhão – IFMA situado na Av Getúlio Vargas, nº 04 – Monte Castelo. São Luís-MA.

4.14 Fiscalização

A fiscalização da eleição ficará a cargo do Ministério Público Estadual.

4.15 Publicação da lista das Entidades, movimentos e grupos eleitos e seus respectivos representantes, conselheiros não governamentais.

O nome das Entidades, movimentos e grupos e dos seus respectivos representantes, conselheiros eleitos, serão divulgados dia 30 de abril de 2017 no diário oficial do Estado e no site. https://www.cruzvermelha.org.br/

4.16 Prazo para impugnação da eleição

O prazo para impugnação da eleição será do dia 30 de abril a 03 de maio de 2017.

4.17 Prazo para decisão sobre impugnação da eleição.

O resultado da decisão final sobre impugnação da eleição, pela Comissão Eleitoral, será informado dia 05 de maio de 2017. https://www.cruzvermelha.org.br/

  1. DA COMISSÃO ELEITORAL

A Comissão Eleitoral será composta por: 1 membro da Cruz Vermelha Brasileira; 1 membro advogado, registrado na OAB, ambos indicados pela Cruz Vermelha Brasileira – Filial Maranhão e 1 membro do Ministério público, por ele indicado.

Compete à comissão Eleitoral

  1. Acompanhar e julgar os recursos e impugnações;
  2. Tomar todas as providências necessárias para a realização do processo eleitoral;
  3. Rubricar as cédulas eleitorais
  4. Coordenar a Eleição
  5. Realizar apuração dos votos
  6. Lavrar a Ata de Eleição

  1. DA COMISSÃO DE INSCRIÇÃO

A Comissão de inscrição será composta por membros da Cruz Vermelha Brasileira.

Compete à Comissão de Inscrição

  1. Receber, carimbar e protocolar toda documentação referente a inscrições e solicitação de impugnações.

  1. DA REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA E VOTAÇÃO

A Assembleia Específica para eleição das Entidades, movimentos e grupos e seus respectivos Conselheiros – Titulares e Suplentes, será realizada no dia 29 de abril de 2017 às 10h00min, no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, sob a coordenação da Comissão Eleitoral e fiscalização do Ministério Público do maranhão.

O processo de eleição será realizado no horário previsto no item anterior, observando-se 15 (quinze) minutos de tolerância e quórum de 2/3 das organizações inscritas.

O voto será manifestado em mini plenárias, específicas por segmento, onde o (a) delegado (a) votará em 2 (duas) das candidaturas inscritas, que estarão identificadas em local visível a todos e todas, nos locais onde ocorrerão as mini plenárias. Os delegados não poderão votar nas instituições que representam.

Serão 8 (oito) mini plenárias, contemplando os 8 (oito) segmentos/áreas de intervenção: juventude; criança e adolescente; igrejas; pastorais sociais; comunidades terapêuticas; conselhos profissionais; sindicatos e associações; população em situação de rua.

O processo da eleição ocorrerá em 3 (três) momentos:

  1. a) nas minis plenárias – com a auto apresentação pelo (a) candidato (a), no tempo máximo de 05 minutos de duração para cada um, destacando sua qualificação para o exercício da representação nessa instância de formulação de políticas sobre drogas e controle social da sua execução, no Maranhão.
  2. b) Votação, nas minis plenárias, iniciando às 10h00min (com a auto apresentação) e encerrando as 11h00min.
  3. c) Conferência dos votos totais para definição dos titulares e suplentes pela Comissão Eleitoral e apresentação dos resultados na Plenária Final às 11h30min.

De cada mini plenária sairão os dois candidatos mais votados, totalizando 32 candidatos elegíveis. Destes, os primeiros 5 (cinco) mais votados serão conselheiros titulares e os subsequentes, contatos até 05, serão os respectivos suplentes, na ordem subsequente. Os excedentes comporão o cadastro de reserva, para substituições posteriores em caso de desistência ou desligamento, conforme Regimento Interno do CEPD.

A apuração total dos votos terá início imediatamente, depois de concluída a votação nas minis plenárias, observando o horário estabelecido para o encerramento da votação.

  1. CRONOGRAMA
DESCRIÇÃO DATA
Período de Inscrição 06 a 16 de abril de 2017
Prazo para indeferimento de inscrição, pela Comissão Eleitoral 17 a 18 de abril de 2017
Prazo para recursos administrativos à Cruz Vermelha Brasileira – Maranhão, nos casos de indeferimento de inscrições. 19 a 21 de abril de 2017
Prazo para decisão de recursos de inscrição indeferida 22 de abril de 2017
Regularização da inscrição 23 e 24 de abril de 2017
Divulgação e publicação final das inscrições deferidas e indeferidas. 25 de abril de 2017
Prazo para impugnações de candidaturas 26 de abril de 2017
Prazo para a decisão das impugnações de candidaturas 27 de abril de 2017
Assembleia para eleição 29 de abril de 2017
Publicação das Entidades, movimentos e grupos e respectivos conselheiros eleitos 30 de abril de 2017
Prazo para impugnações da eleição 30 de abril a 03 de maio de 2017
Prazo para a decisão sobre impugnações da eleição 05 de maio de 2017

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA O DOWNLOAD 

EDITAL COMPLETO

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Leia mais sobre:
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link