(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira pede ajuda para Minas Gerais

10/12/2017 Por: Jorge Velloso

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) segue atuando para atenuar o sofrimento das vítimas atingidas pelas enchentes que castigam Minas Gerais. Na região da Zona da Mata, 10 cidades decretaram estado de emergência e já houve a confirmação da morte de sete pessoas. Para fazer frente à grande demanda, a centenária instituição de ajuda humanitária solicita a doação de alimentos, colchão, água mineral, materiais de limpeza e higiene pessoal. A entrega pode ser feita na sede da instituição em Minas (Alameda Ezequiel Dias, 427 – Centro) e também na sede do Órgão Central, no Rio de Janeiro (Praça Cruz Vermelha, 10).

Lista de doações

Os 10 municípios que, até o momento, decretaram situação de emergência são: Buritizeiro, Cristina, Jaboticatubas, Tombos, Congonhas, Novo Cruzeiro, Ribeirão das Neves, Ponte Nova, Caeté e Capinópolis. Para a Campanha “SOS Chuvas Minas”, a CVB já enviou para os municípios afetados cerca de 15 toneladas de doações. Desde a sexta-feira da semana passada, uma equipe de voluntários de Belo Horizonte está na região, para prestar ajuda humanitária.

As enchentes destruíram casas e provocaram a suspensão de serviços básicos. Segundo dados da Defesa Civil estadual, no município de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, mais de 100 casas foram destruídas e quase 50 pessoas foram desabrigadas. Em Ribeirão das Neves, o número de residências danificadas já ultrapassou a 180, com mais de 700 pessoas afetadas. Em Pedro Leopoldo, também é grande o prejuízo com os alagamentos.

Em Rio Casca, moradores ainda retiram a lama que invadiu os imóveis. Por causa do acúmulo de lixo, entulho e material orgânico, o cheiro é forte em muitos pontos e alguns moradores se protegem com máscaras.

Na cidade vizinha a Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, a situação é parecida. O volume de água foi tão grande que saiu arrastando tudo que estava no caminho. A cidade também registrou deslizamentos de encostas e a policlínica do município foi interditada.

Leia mais sobre: ,
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

cURL error 7: Failed to connect to 2a03:2880:f205:2c4:face:b00c:0:43fe: Network is unreachable

close-link