(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira participa de reunião de líderes do Movimento Internacional

06/11/2017 Internacionais Por: Jorge Velloso Fotos: Divulgação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Cruz Vermelha Brasileira participa de reunião de líderes do Movimento Internacional (4)

Líderes do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho estão reunidos esta semana, em Antalya, na Turquia, para traçar o futuro da maior instituição de ajuda humanitária do mundo. Recém-eleito presidente, Júlio Cals comanda a comitiva que representa a Cruz Vermelha Brasileira. “Por coincidência, nossa Sociedade Nacional e o Movimento Internacional passam por um processo de transição. É muito importante o Brasil tomar parte das importantes decisões que serão tomadas na Turquia”.

Alguns dos assuntos que estão na pauta das discussões que acontecem até 11 de novembro são: migração, armas nucleares, apoio psicossocial, conflitos armados e ameaças de pandemias e endemias. Também integram a delegação brasileira a vice-presidente Anete Angélica e a representante da Juventude, Jennifer Fernandes.

Cruz Vermelha Brasileira participa de reunião de líderes do Movimento Internacional (3)

As Reuniões Estatutárias do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho contam com a participação das 190 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, juntamente com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Cruz Vermelha Brasileira participa de reunião de líderes do Movimento Internacional (1)

Presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals recebe as boas-vindas do secretário-geral da Federação Internacional, Elhadj As Sy

Ao longo da semana, acontecerão duas reuniões: a Assembleia Geral da FICV – o mais alto órgão de decisão da Federação de 190 membros – e o Conselho de Delegados – o órgão que também envolve o CICV – e que se reúne para discutir assuntos que dizem respeito ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho como um todo.

Uma das principais tarefas da Assembleia Geral da Federação foi cumprida nesta noite, com a eleição da nova diretoria.  Para a presidência foi eleito Francesco Rocca, da Cruz Vermelha Italiana. A Assembleia Geral também elegeu quatro vice-presidentes: Abdoul Azize Diallo (Senegal), Miguel Angel Villarroel Sierraalta (Venezuela), Chen Zhu (China) e Kerem Kinik (Turquia). O resultado agradou a comitiva brasileira. “A Cruz Vermelha Italiana ajudou a fortalecer a capacidade operacional da CVB, o que muito nos honra. A liderança e a visão do novo presidente serão importantes para garantir que a Federação possa apoiar os mais vulneráveis em diversas partes do mundo”, destacou Júlio Cals.

Veja alguns dos assuntos que serão tratados na Turquia:

Migração

Hoje, mais pessoas são deslocadas à força do que em qualquer outro momento desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em todo o mundo, milhões estão fugindo da perseguição, conflitos armados, violência e desastres, em busca de segurança e dignidade. A Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho estão presentes em todos os pontos dessas jornadas, ajudando e protegendo as pessoas necessitadas.

No próximo ano, os Estados membros da ONU adotarão novos Pacotes Globais sobre Migração e Refugiados. Com base na resolução da reunião do Movimento de 2011, o Conselho de Delegados enviará uma mensagem aos Estados, instando-os a priorizar a segurança de todos os migrantes, independentemente do status, e a garantir o acesso a serviços humanitários críticos.

Armas nucleares

A adoção e ratificação no início deste ano do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares foi uma conquista histórica. O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho foi um defensor importante destas negociações, insistindo que os Estados aproveitassem esta oportunidade histórica para proibir e eliminar armas nucleares com base em compromissos existentes e obrigações internacionais.

No entanto, a tarefa ainda não está concluída. O Conselho de Delegados considerará novas etapas para promover a adesão e a plena implementação do novo Tratado por todos os Estados.

Apoio Psicossocial

Conflitos armados, catástrofes naturais e outras emergências, inclusive aquelas decorrentes da migração, podem ter consideráveis consequências psicossociais e de saúde mental para as pessoas afetadas. Embora o impacto humanitário dessas necessidades não atendidas seja extenso – potencialmente afetando a sociedade como um todo- a saúde mental e o apoio psicossocial muitas vezes não são tratados como prioridades em contextos humanitários. O Conselho de Delegados examinará como o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho pode responder melhor a este “sofrimento escondido”.

Outros problemas

As reuniões explorarão uma série de outras questões humanitárias, incluindo a necessidade de envolver pessoas afetadas em esforços de ajuda e recuperação; o uso de armas explosivas em áreas populosas, e a ameaça iminente de epidemias e pandemias.

Além disso, e pela primeira vez, as reuniões dedicarão um dia inteiro à exploração de como as tendências atuais podem afetar a ação humanitária no futuro. O Fórum explorará ainda questões que incluem o envelhecimento da população, diminuindo a confiança nas instituições, novas tecnologias, novas formas de violência e mudanças climáticas.

Logo-RCRC_Statutory_Meetings_2017-EN

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link