(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira oferece abraço humanitário a refugiados

27/12/2017 Por: Jorge Velloso Fotos: Leonardo Ali

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Cerca de 100 refugiados participaram hoje do Abraço Humanitário, na sede nacional da Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro. O evento ofereceu cestas básicas, consultas médicas e a possibilidade dos adultos ligarem para os familiares que ficaram em seus países de origem. Também puderam escolher calçados e roupas dispostas em araras. Em um ambiente festivo, com palhaços e música, as crianças receberam presentes, doados por funcionários e voluntários.

IMG_4800

Foi um dia para recordar histórias de um passado recente, nos países de origem, e cultivar esperanças em solo brasileiro. Grávida do sexto filho, a haitiana Yosemithe Lojeune, em seu primeiro ano no Brasil, está feliz por voltar a morar com toda a família. O marido que trabalha na construção civil ficou cerca de um ano sozinho, até reunir condições de receber a mulher e os cinco filhos.

O casal angolano João Paulo Salvador e Adelina Capuckfti enfrentou situação semelhante. João Paulo precisou trabalhar sete meses em uma rede de supermercados, para conseguir trazer a mulher e os três filhos.  Apesar de considerar que vive melhor aqui, o único empregado da família lamenta que a crise financeira que o país atravessa “atrapalha um pouco a adaptação”.

Foi possível constatar também que a solidariedade é uma via de mão dupla. Enquanto as crianças mais velhas corriam pelo pátio com seus brinquedos e os mais novos aproveitavam os colos dos voluntários, a haitiana Rose Elda Fatton queria “retribuir o carinho”. Ela se candidatou para ensinar inglês e francês para outros refugiados.  Morando com o marido há quatro anos no Brasil, Rose, que trabalha em uma empresa de telemarketing, alimenta o sonho de trazer os dois filhos que deixou com a mãe, após o terremoto no Haiti.

IMG_4764

Depois de comer cachorro quente e bolo com refrigerante, o angolano Jordan Bonzola, de 11 anos, era só felicidade. Apesar de dizer que achava “muito legal” morar no Brasil com os pais e quatro irmãos, tinha um motivo especial. Além da bola de couro, exibia o outro presente que acabara de ganhar: a camisa 10 do Flamengo. Feliz, dizia: “é meu time”. Ao ser questionado sobre o que gostaria de fazer no futuro, não teve dúvida: “jogador de futebol”. E saiu correndo com a pelota, executando dribles em adversários imaginários.

IMG_4913

Leia mais sobre:
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link