(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira homenageia bisneta de seu fundador

22/03/2017 Por: Jorge Velloso Fotos: Leonardo Ali e Carlos Damasceno

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Cruz Vermelha Brasileira homenageia bisneta de seu fundador (1) Cruz Vermelha Brasileira homenageia bisneta de seu fundador (2)Quando foi fotografada com o certificado de amigos da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), no aniversário de 11 anos da filial do Rio de Janeiro da centenária instituição de ajuda humanitária, Carla Thaumaturgo de Azevedo Dreux e Brito Lyra contou que aquele “clique” lhe fez lembrar um outro da foto que estava na parede atrás dela, “onde aparece meu bisavô”. O fotografado é Gregório Thaumaturgo de Azevedo”, que presidiu a CVB entre 1908 e 1918.

A visita de Carla à sede nacional da instituição foi um emocionante passeio no tempo. Com lágrimas nos olhos, ela viu, no salão diplomático, a galeria de fotos dos presidentes, onde Thaumaturgo é o terceiro, logo atrás do idealizador da instituição Joaquim Botelho, e de Oswaldo Cruz, que, entre 1907 e 1908, esteve no comando da CVB antes que a ata de fundação ratificasse sua existência.

Quando a ata de fundação da CVB foi redigida, em 5 de dezembro de 1908, Thaumaturgo de Azevedo já presidia a instituição. Por isso, Carla fez questão de posar ao lado da foto onde aparece a reprodução do documento com a assinatura do seu bisavô.

História
Membro do grupo de fundadores, Thaumaturgo de Azevedo participou ativamenteCruz Vermelha Brasileira homenageia bisneta de seu fundador (3) das reuniões para a criação da Cruz Vermelha no Brasil, em 1907. Eleito presidente, trabalhou para obter o reconhecimento da instituição junto ao governo brasileiro e ao Comitê Internacional de Cruz Vermelha, em Genebra. Com seu prestígio político, conseguiu que o Congresso Nacional autorizasse o governo a conceder à CVB um terreno no centro do Rio, para construção do então hospital da Cruz Vermelha Brasileira, hoje sede nacional da instituição. Expandiu a ideia de Cruz Vermelha criando filiais em diversos estados do país. A primeira delas foi em São Paulo, em 1912. Também criou o Comitê das Damas da CVB e inaugurou a primeira escola de enfermagem profissionalizante do país.

Toda a vida do marechal Thaumaturgo de Azevedo foi marcada por intensa atividade, à serviço da pátria e das instituições. Foi um dos principais responsáveis pela incorporação do estado do Acre ao Brasil. Além de militar e engenheiro, bacharelou-se em matemática, ciências físicas e ciências jurídicas e sociais. Nos primeiros tempos da República, foi governador do Amazonas, comandou regiões Militares e exerceu a presidência do seu estado natal, o Piauí. Também chefiou a comissão de limites entre o Brasil e a Bolívia, além de ter sido sócio benemérito e presidente da Sociedade Brasileira de Geografia, sócio benemérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e membro da Sociedade Acadêmica de História Internacional de Paris. Homem de visão, distinguiu-se como político, militar e administrador.

A administradora Carla conta que a principal imagem que a família lhe transmitiu do bisavô é a de um “homem sério, honesto e muito inteligente”. A bisneta de Thaumaturgo Azevedo lembra que a paixão dele pela astronomia inspirou a escolha dos nomes de seus oito filhos. Todos com nomes de constelações. O único homem, Ariosto, morreu ainda jovem, levando Thaumaturgo de Azevedo a viver em uma casa cheia de mulheres.

Carla revela também um outro motivo de orgulho: é a única parente viva que carrega o nome do bisavô falecido em 23 de agosto de 1921. No apartamento no Leme, bairro onde Thaumaturgo de Azevedo também morou no Rio de Janeiro, a administradora guarda alguns objetos que pertenceram a ele, como medalhas de homenagens cunhadas pelo exército brasileiro e a placa que recebeu da CVB, feita em metal com a reprodução da sua imagem e a inscrição “presidente da Cruz Vermelha Brasileira”.

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link