(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira faz ação de promoção à saúde e entrega de 18 mil donativos em Baturité

05/05/2022 Por: Sarah Viana e Ana Luiza Serrão

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A ação também ofertará emissão de documentos e atendimentos sociais e jurídicos por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, entre outros 

Buscando democratizar o acesso à saúde no país, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) realiza uma ação de promoção à saúde na sexta-feira (6), em Baturité, região serrana localizada a 95 km de Fortaleza, das 8h às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urbano de Mondego. Uma parceria entre o Órgão Central da organização humanitária, a sua filial no Ceará e a Prefeitura Municipal de Baturité, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social, a atividade conta com:

– Aferição de pressão arterial (realizado pela CVB); 

– Aplicação de flúor (realizado pela CVB); 

– Orientação sobre Covid-19 (realizado pela CVB); 

– Orientação sobre arboviroses (realizado pela CVB); 

– Orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s (realizado pela CVB); 

– Noções básicas de Primeiros Socorros (realizado pela CVB); 

– Atualização de Cadastro Único (realizado pela Prefeitura);  

– Emissão de CTPS, RG e CPF on-line (realizado pela Prefeitura); 

– Corte de cabelo masculino (realizado pela Prefeitura); 

– Atendimento de serviço social (realizado pela Prefeitura);  

– Atendimento jurídico (realizado pela Prefeitura). 

Além disso, a organização humanitária também doará mais de 15 mil absorventes e 2 mil itens de vestuário e calçados para a população. A escolha dos(as) beneficiários(as) está a cargo da Prefeitura de Baturité, baseando-se em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, a fim de atenuar o sofrimento humano. 

De acordo com o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, a instituição busca promover comportamentos saudáveis, prevenir doenças e responder adequadamente às emergências de saúde no país, auxiliando os poderes públicos. “Buscamos melhorar a qualidade de vida das pessoas, e a saúde abre esse caminho”. 

Combate à propagação de doenças 

Sem medir esforços, a Cruz Vermelha Brasileira respondeu à pandemia de Covid-19, beneficiando mais de 7 milhões de pessoas pelo Brasil, com atividades de desinfecção, doações diversas e acesso facilitado à imunização por meio da busca ativa de pessoas com dois Ônibus da Vacinação, em parceria com a Mercedes-Benz. 

Os veículos já forneceram atendimento a mais de 70 mil pessoas pelo país. Até o momento, as unidades viajaram pelos estados de Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, prestando auxílio em regiões com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH). 

A CVB atua ainda no trabalho de conscientização contra o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nos estados mais afetados pelas doenças, voluntários(as) distribuíram repelentes e material informativo. Visitas a diversas comunidades foram realizadas, assim como atividades educativas junto a escolas. 

Pobreza Menstrual 

A Cruz Vermelha Brasileira atua ativamente no combate à pobreza menstrual através do projeto Menina Ajuda Menina, em parceria com as empresas Always e Latam. Somente no ano passado, mais de 800 mil absorventes foram entregues pela instituição para cerca de 15 estados do país.  

O Ceará recebeu, em média, 239.936 unidades. Já Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe receberam 39.936 unidades cada.  

O foco do projeto é atender pessoas de baixa renda que possuam acesso restrito à água para realizarem sua higiene menstrual ou que vivam em condições precárias de saneamento básico, priorizando as entregas em comunidades afetadas pela extrema pobreza. 

A pobreza menstrual afeta mais de 4 milhões de meninas no Brasil, de acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, realizado em maio de 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). 

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira 

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das mais de 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. 

Serviço

Local: Cras Urbano – Mondego, Baturité (CE) 

Rua Major Pedro Catão, Conselheiro Estelita 

Data: 06/05/2022 

Horário: 8h às 12h 

Contato para a imprensa 

comunicacao@cvb.org.br 

Contato para parcerias empresariais 

parcerias@cvb.org.br 

Como posso fazer a diferença e ajudar quem precisa? 

Doe qualquer valor para a Cruz Vermelha Brasileira e ajude pessoas em situação de vulnerabilidade pelo país. Há 114 anos, a instituição realiza doações diversas, assistência em situações de desastres, combate à propagação de doenças, facilita o acesso à saúde e à educação, ampara a população através dos primeiros socorros e do apoio psicossocial, promove aprendizagem por meio de cursos e muito mais. 

Pix (E-mail)

cvb@vakinha.com.br

doacoes.web@cvb.org.br

Conta Corrente

Caixa Econômica Federal – 104 

Agência: 2123 

Conta Corrente: 298-3 

Operação: 003

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link