(Português do Brasil) Casas autossustentáveis serão construídas por impressão 3D para famílias vulneráveis via parceria entre Cruz Vermelha Brasileira, InovaHouse3D e Prefeitura de Maceió

08/12/2021 Por: Ana Luiza Serrão Fotos: André Benício

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Um diferencial do projeto é que as escrituras dos imóveis serão entregues às famílias no nome das mulheres, visando fortalecê-las com autonomia e independência

AL - CASAS 3D-18

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB), integrante da maior organização de ajuda humanitária do mundo, e a InovaHouse3D, startup pioneira na América Latina para o desenvolvimento de tecnologia de impressão 3D na construção civil, assinaram um termo de cooperação com a Prefeitura de Maceió, no estado de Alagoas, nesta segunda-feira (6), para desenvolver moradias autossustentáveis a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região. Um diferencial do projeto é que as escrituras dos imóveis serão entregues às famílias no nome das mulheres, visando fortalecê-las com autonomia e independência.

O planejamento, que tem o intuito de utilizar a inovação como principal ferramenta de construção de habitações dignas, seguras, viáveis e de interesse social, irá dispor de ambientes integradores, com uma biblioteca comunitária e uma horta, bem como de espaços comerciais, onde os residentes poderão se capacitar e desenvolver negócios, integrando-os ao complexo. O ambiente será elaborado para gerar oportunidades e ser um agente de transformação, além de servir como abrigo.

De acordo com o presidente nacional da CVB, Júlio Cals, essa união de forças em prol da ajuda humanitária vai propiciar a devolução de sorrisos, a dignidade e a garantia constitucional do direito à moradia. “É um projeto lindo que vai beneficiar 20 famílias com casas impressas via tecnologia 3D, além de iniciativas de geração de renda e capacitação das famílias beneficiadas. Estamos muito felizes com essa parceria, e vamos esperar as cenas dos próximos capítulos com a entrega das nossas casas”, destaca.

O uso de tecnologias integradas ao conceito de “cidades inteligentes” também se fará presente no projeto, com a captação, o reuso e o tratamento descentralizado da água, a geração de energia solar fotovoltaica, o aquecimento solar da água, a compostagem de resíduos orgânicos, a mobilidade, a conectividade e a reciclagem e a separação de resíduos. Neste sentido, a comunidade será capacitada para executar e manter cada um dos sistemas presentes, participando da obra, da instalação e do acabamento do espaço.

Para a fundadora da startup, Juliana Martinelli, a cooperação firmada com a CVB abre portas inéditas no mundo para o uso da tecnologia. “É um momento muito importante, de muita emoção pra equipe, pra startup e também pro Brasil, como um marco… um posicionamento do Brasil como gerador de tecnologia e democratizador dessa tecnologia tão incrível para a construção civil”.

Segundo JHC, prefeito de Maceió, o órgão público municipal fica muito feliz em integrar o projeto. “Maceió vai dar todo o apoio necessário pra que a gente possa construir essas casas em tempo recorde, mostrar a capacidade das novas tecnologias e das novas metodologias construtivas e sustentáveis também. Sobretudo por tudo que envolve esse ecossistema que vai performar com a comunidade na construção dessas casas, levando toda a infraestrutura necessária pra melhorar a qualidade de vida de quem vive nesses locais de grande vulnerabilidade”, explica.

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) integra a principal instituição de ajuda humanitária do mundo, caracterizada por sua independência e neutralidade. No Brasil, ela foi fundada em 1908, tendo como primeiro presidente o sanitarista Oswaldo Cruz. Atualmente, a organização está presente em 21 estados do país, com sede no Rio de Janeiro. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. O órgão fornece ainda cursos de capacitação à sociedade e angaria doações e voluntários para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, muitas vezes afetadas por desastres naturais ou conflitos de violência armada. O seu mandado deriva essencialmente das Convenções de Genebra de 1949.

Sobre a InovaHouse3D

A startup InovaHouse3D nasceu em 2015 com a missão de desenvolver uma tecnologia capaz de resolver os principais problemas habitacionais do país. Hoje, 6 anos depois de iniciar esse movimento, a empresa é responsável por desenvolver a primeira impressora 3D para a construção da América Latina. Além do feito, a empresa busca fortalecer o ecossistema de impulsionamento da 3DCP no país ao trocar conhecimento sobre o tema com o mercado, a indústria e a academia, tendo sido parceira, em 2018 e 2020, do 3D Home Construction, projeto potiguar responsável pela construção da primeira casa 3D do país. Outros projetos que a empresa apoia tratam da implementação conjunta de laboratórios 3D dentro de centros de pesquisa e universidades do Brasil e do desenvolvimento de protótipos e teste de produtos com a indústria nacional. Foi por causa dessa ampla atuação que a empresa ganhou grande reconhecimento e repercussão, tanto nacional quanto internacional, sendo mencionada na Forbes, Você S/A, Casa Vogue e outros.

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link