Departamentos Nacionais

VOLUNTARIADO

voluntariado-fotoA Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária que tem por finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos. O Voluntariado representa um dos sete Princípios Fundamentais, seguidos pelas 190 Sociedades Nacionais de Cruz Vermelha no mundo.

Os outros princípios são: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Unidade e Universalidade.

O Voluntário é a pessoa que coopera com a Instituição de diversas formas, sem procurar lucro ou recompensa, mas com a convicção de que age para o bem da comunidade, procurando, com isso, alguma satisfação.

Neste sentido, a Cruz Vermelha acolhe e encoraja o oferecimento de pessoas que desejem, voluntariamente, colaborar com a Instituição. O Voluntariado assume, neste contexto, uma posição de suma importância, transversal, apoiando projetos e ações que se desenvolvem a diferentes níveis da Cruz Vermelha.

JUVENTUDE

juventudeOs jovens da Cruz Vermelha Brasileira caracterizam-se por trabalhar baseados nos Princípios Fundamentais da Instituição (Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade)  com crianças e jovens, bem como os valores da cooperação e da solidariedade.

Desenvolvem a ações sem esquecer o seu contexto e tendo em conta as necessidades sociais dos grupos mais desfavorecidos e, consciente das necessidades de cada comunidade, tentam partir da realidade local e ajustar-se criando uma dinâmica própria.

O Departamento de Juventude está sempre em movimento com voluntários comprometidos em trabalhar em equipe, conhecer melhor a realidade em que vivem, participar em ações educativas ou em atividades que busquem sempre melhorar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

img_3009Ações com o modelo de promoção e prevenção a saúde, que contribuem para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, promovendo o autocuidado e estimulando aquisição de hábitos saudáveis de vida, evitando agravos e problemas secundários de saúde. Partindo disso, julga-se importante a realização de trabalhos abordando essa temática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A atenção a saúde, envolve a adoção de práticas cuidadoras e realização de ações e discussões que visem a saúde da população.

.

.

SOCORROS E DESASTRES

img_1593Tem por objetivo minimizar os efeitos de situações de calamidade (catástrofes e desastres naturais) na vida da população. O trabalho ocorre por meio de orientações a comunidades vulneráveis sobre prevenção de desastres e preparo para emergências. O departamento pode atuar juntamente com órgãos governamentais na resposta aos desastres, compreendendo ações de socorro e assistência às populações atingidas.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link